As Vantagens do REP-P: 6 Razões para Adotar Este Sistema Moderno de Controle de Ponto

REP-P
21/2/24

O controle de ponto REP (Registrador Eletrônico de Ponto) oferece uma série de benefícios para as empresas. No entanto, muitas ainda hesitam em adotar esse sistema moderno. Para acabar com as suas dúvidas e ajudar a modernizar o setor de recursos humanos, vamos explorar detalhadamente as vantagens do REP-P e por que você deveria considerar sua implementação.

1. Precisão e Segurança nas Marcações de Ponto

O controle de ponto REP-P utiliza tecnologia eletrônica para registrar os horários de entrada, saída e pausas dos funcionários de forma precisa e confiável. Ele evita erros e elimina chances de fraudes, como marcações falsas ou alterações nos horários.

Nesse modelo também é possível utilizar aplicativos, que garantem os registros mesmo fora da empresa. Além disso, com soluções de reconhecimento facial é possível evitar fraudes e realizar marcações sem os problemas de esquecimento de crachá ou digitais danificadas.

2. Conformidade com as Leis Trabalhistas

O uso do controle de ponto é obrigatório no Brasil, conforme a CLT. O Ponto Eletrônico REP-P é regulamentado pela Portaria 671/2021 do Ministério do Trabalho. Adotar esse sistema garante o cumprimento das leis trabalhistas e evita transtornos judiciais e multas.

Um REP-P para estar em conformidade possui certos requisitos:

  • Registro no INPI como programa de computador;
  • Emissão do comprovante de registro;
  • Arquivo AFD;
  • Ter Atestado Técnico e Termo de Responsabilidade;

3. Facilidade de Gerenciamento da Equipe

O sistema de controle de ponto REP-P facilita o gerenciamento das horas trabalhadas pelos membros da equipe. Com registros eletrônicos, os gestores têm acesso a relatórios precisos sobre o ponto de cada funcionário, o que permite melhor controle de horas extras, faltas, licenças e atrasos.

Soluções do tipo podem ser utilizadas por aplicativos ou leitores de reconhecimento facial, modernos e práticos.  

4. Redução de Custos do RH

Um controle de ponto moderno como o REP-P pode reduzir os custos relacionados à gestão do tempo de trabalho. Com a automação do registro de ponto, é possível eliminar a necessidade de pessoal dedicado exclusivamente ao controle de frequência, além de reduzir o tempo e possíveis erros associados a essa tarefa.

Além disso, essas soluções permitem redução de custos com bobinas e manutenções, comuns do REP-C.

5. Maior Segurança no Ponto Eletrônico

Controles de ponto modernos, como o REP-P, oferecem recursos de segurança, como senhas individuais para os funcionários e até mesmo recursos biométricos, como reconhecimento facial. Isso evita o uso indevido de cartões ou senhas por terceiros e garante a integridade das informações registradas.

6. Marcações de Ponto Transparentes e Justas

O uso do controle de ponto REP-P promove uma maior transparência no registro das horas trabalhadas. Todos os funcionários têm suas marcações de ponto registradas da mesma forma, sem favorecimentos ou diferenças, contribuindo para um ambiente de trabalho mais justo e equilibrado.

Além disso, o REP-P é uma inovação tecnológica que registra digitalmente a jornada dos trabalhadores, proporcionando mais eficácia no controle de ponto e facilitando o trabalho do setor de Recursos Humanos.

Conheça o Ponto Soft da Insoft

Adotar o REP-P pode transformar a maneira como sua empresa gerencia o tempo de trabalho dos funcionários. Por isso, considere essa moderna solução de controle de ponto e mantenha sua empresa em conformidade com as leis trabalhistas enquanto aumenta a eficiência operacional.

Para uma plataforma completa e simplificada de gestão de pessoas, apresentamos o Sistema de Ponto Eletrônico Ponto Soft. Automatize rotinas burocráticas, elimine custos invisíveis e aumente a segurança jurídica e fiscal da sua empresa.  

Confira outros artigos

Ponto eletrônico para pequenas empresas

Ponto eletrônico para pequenas empresas: qual escolher?

Continuar Lendo
Desafios ponto facial

Desafios e soluções do ponto eletrônico com reconhecimento facial

Continuar Lendo
Tolerância de atraso

Tolerância de atraso: como fica o registro de ponto?

Continuar Lendo
A Insoft4

A Insoft4 está há mais de 20 anos desenvolvendo soluções completas para controle de ponto eletrônico e acesso para empresas de todos os portes e segmentos do mercado.

Conheça o blog da Insoft4

Sejam indústrias, hospitais, universidades, redes de varejo e muito mais, a Insoft4 tem o produto ideal para facilitar as tarefas de RH e garantir mais segurança e simplicidade para as rotinas de acesso de cada negócio.

Movida pelos objetivos de inovar e crescer, a empresa sempre priorizou ter em sua
equipe profissionais especialistas e em constante atualização de conhecimentos.

Disponibilizamos não apenas produtos de excelente qualidade, mas também um serviço completo em todos os sentidos para os clientes.

Ilustração de relógio
Receba nossas novidades
OK - Email cadastrado!
Oops! Algo está errado.