Como fazer um controle de ponto eficiente em 2024?

controle de ponto
28/12/23

Início de ano é o momento ideal para rever e melhorar processos, que tal fazer um controle de ponto eficiente em 2024? Nesse material nós da Ponto Soft vamos ajudar você e sua empresa para essa evolução, confira!

O que é controle de ponto?

O controle de ponto é toda a gestão de frequência e horários dos funcionários, desde a marcação do ponto até a emissão do espelho e envio de dados para a folha de pagamento. É por essa gestão que são identificadas as horas extras, atrasos, faltas, trocas de dias e demais ações que vão influenciar o salário final do colaborador, com descontos ou acréscimos.

O controle de ponto é um processo de extrema importância e deve ser pensado de forma estratégica, pois diz respeito diretamente ao salário dos funcionários e despesas da empresa. Além disso, o controle de ponto pode se tornar extremamente trabalhoso para as equipes de RH, é necessário muito cuidado e atenção, ou soluções que automatizem todo o processo.

Controle de ponto usando excel

É possível fazer o controle de ponto no excel, como por exemplo a planilha de gestão de frequência do Ponto Soft.

A planilha funciona da seguinte forma:

  • São informados os funcionários e sua carga horária total;
  • Preenche as informações de hora de entrada, intervalos e saída;
  • A planilha calcula o total de horas trabalhadas e informa o que é extra ou faltas;
  • Esse processo se repete para todos os dias do período de ponto.

Nesse modelo, as marcações são feitas de forma manual no livro de ponto e depois preenchidas pelo responsável do RH no excel. Para cada período será feita uma nova aba da planilha e as informações ao final são enviadas para a contabilidade gerar a folha de pagamento.  

Esse método de controle de ponto pode ser efetivo, entretanto exige trabalho manual e é facilmente suscetível a erros. Na opinião de especialistas, as planilhas de controle de ponto não são efetivas e podem causar problemas para a empresa, já que não é um método amplamente previsto na legislação, principalmente se a anotação do ponto é feita direto no excel.

Continue nesse artigo para conhecer mais sobre um controle de ponto eficiente, que oferecerá a segurança, agilidade e simplicidade que sua empresa precisa para esse processo.

Legislação do controle de ponto

A legislação trabalhista prevê que é obrigatório para empresas com mais de 20 funcionários fazer o controle de ponto, existem 3 meios possíveis:

Manual: Livro ou folha de ponto.

Mecânico: Relógio cartográfico.

Eletrônico: Relógios convencionais, aplicativos, terminais de identificação facial e programas de computador.

O Controle de Ponto Eletrônico é o meio que temos mais regras sobre. Em geral as regras são sobre manter a fidelidade das marcações e deixar o funcionário livre para efetuar os registros, sem bloqueios por horário e local.

Lembrando que é possível utilizar livremente os relógios convencionais ou programas que emitem comprovante de marcação e estão registrados no INPI (em conformidade com REP-P), entretanto, para formas alternativas será necessário um acordo ou convenção coletiva. Tudo isso está definido na Portaria 671 de 2021.

O que é um controle de ponto eficiente?

Um controle de ponto eficiente garante segurança, é flexível para conter todas as regras necessárias, agiliza os processos e deixa toda a gestão mais simples para o rh, direção e funcionários. Se engana quem acha que todas essas vantagens são exclusivas para grandes empresas, independentemente do número de funcionários é possível ter um controle de ponto eficiente e com alto custo-benefício.

Algumas características do controle de ponto eficiente são:

  • Método eletrônico de registro, com assertividade do horário, segurança contra fraudes, simples para o funcionário e ágil;
  • Integração em tempo real com o sistema de controle de ponto que fornece os dados para o RH;
  • Cálculos e apurações também em tempo real, para um controle efetivo das horas trabalhadas e justificativas necessárias;
  • Cálculo ágil e apurado para enviar para a folha de pagamento sem a possibilidade de erros.

A identificação facial vai deixar meu controle de ponto mais eficiente?

A identificação facial é uma tecnologia nova e está trazendo muitas vantagens para o controle de ponto, uma delas é a eficiência.  

Com a identificação facial do Ponto Soft REP-P o registro de ponto é ágil, os terminais Hikvision podem fazer o reconhecimento em menos de 0,2 segundos. Os comprovantes de registro são digitais e o funcionário tem liberdade para consultar e salvar de forma online, sem impressão em papel e reduzindo a possibilidade de perda.

Além disso, essa tecnologia elimina diversos tipos de fraude e fornece os dados em tempo real para o RH. A empresa fica mais moderna e com processos mais assertivos e confiáveis.

E o melhor: A identificação facial no controle de ponto pode ser utilizada por pequenas empresas! Seu custo-benefício é alto e o investimento é similar com outras formas de registro já utilizadas.

Controle de ponto eficiente para pequenas empresas

A melhor solução para um controle de ponto eficiente em pequenas empresas é o Ponto Soft, faça o teste grátis!

Confira outros artigos

Ponto eletrônico para pequenas empresas

Ponto eletrônico para pequenas empresas: qual escolher?

Continuar Lendo
Desafios ponto facial

Desafios e soluções do ponto eletrônico com reconhecimento facial

Continuar Lendo
Tolerância de atraso

Tolerância de atraso: como fica o registro de ponto?

Continuar Lendo
A Insoft4

A Insoft4 está há mais de 20 anos desenvolvendo soluções completas para controle de ponto eletrônico e acesso para empresas de todos os portes e segmentos do mercado.

Conheça o blog da Insoft4

Sejam indústrias, hospitais, universidades, redes de varejo e muito mais, a Insoft4 tem o produto ideal para facilitar as tarefas de RH e garantir mais segurança e simplicidade para as rotinas de acesso de cada negócio.

Movida pelos objetivos de inovar e crescer, a empresa sempre priorizou ter em sua
equipe profissionais especialistas e em constante atualização de conhecimentos.

Disponibilizamos não apenas produtos de excelente qualidade, mas também um serviço completo em todos os sentidos para os clientes.

Ilustração de relógio
Receba nossas novidades
OK - Email cadastrado!
Oops! Algo está errado.