Como funciona o banco de horas?

 Notebook, óculos, relógio e caderno posicionados em cima de uma mesa.
21/12/22

O uso do banco de horas é uma forma de flexibilizar a jornada de trabalho, trocando as horas excedentes trabalhadas por folgas e saídas antecipadas. Nesse artigo vamos explicar como funciona o banco de horas, sua legislação e como utilizar em sua empresa.

Qual a lei do banco de horas?

O banco de horas está previsto no artigo 59 da CLT, nos parágrafos 2, 3, 5 e 6, que dizem o seguinte:

Art. 59.  A duração diária do trabalho poderá ser acrescida de horas extras, em número não excedente de duas, por acordo individual, convenção coletiva ou acordo coletivo de trabalho.

§ 2º  Poderá ser dispensado o acréscimo de salário se, por força de acordo ou convenção coletiva de trabalho, o excesso de horas em um dia for compensado pela correspondente diminuição em outro dia, de maneira que não exceda, no período máximo de um ano, à soma das jornadas semanais de trabalho previstas, nem seja ultrapassado o limite máximo de dez horas diárias.            

§ 3º  Na hipótese de rescisão do contrato de trabalho sem que tenha havido a compensação integral da jornada extraordinária, na forma dos §§ 2o e 5o deste artigo, o trabalhador terá direito ao pagamento das horas extras não compensadas, calculadas sobre o valor da remuneração na data da rescisão.

§ 5º  O banco de horas de que trata o § 2o deste artigo poderá ser pactuado por acordo individual escrito, desde que a compensação ocorra no período máximo de seis meses.

§ 6º  É lícito o regime de compensação de jornada estabelecido por acordo individual, tácito ou escrito, para a compensação no mesmo mês.

Desde 1998 existe o banco de horas, antes, toda hora excedente trabalhada devia ser adicionada no salário do colaborador. Com essa mudança, apenas mediante um acordo, é possível criar o banco de horas, na qual as horas extras são compensadas com folgas.

Alguns pontos importantes da lei são:

  • O funcionário não pode fazer mais que duas horas excedentes;
  • Se o funcionário for demitido e tiver horas no banco, a empresa deve pagar essas horas na rescisão;
  • O banco de horas por acordo individual foi previsto na reforma trabalhista de 2017;
  • Caso seja previsto por acordo individual, a compensação das horas deve ocorrer dentro de 6 meses.

Como utilizar o banco de horas?

Para utilizar o banco de horas, a empresa deve fazer um acordo individual escrito com o funcionário e manter uma forma de controle individual das horas excedentes e compensações.

Como controlar o banco de horas?

A forma ideal de manter o controle do banco de horas é por software que faça esse controle, melhor ainda se for junto do controle de ponto. Desta forma, todo o calcula das horas que vão para o banco e suas compensações é automatizado e a empresa consegue manter o histórico exato de tudo isso.

Além disso, por meio de apps ou descentralização o funcionário pode acessar as informações do banco e saber em tempo real seu saldo de horas.

O Ponto Soft é o software ideal para controle de banco de horas, pois permite os cálculos exatos, automatizados e com transparência para o colaborador, acesse o site e faça o teste grátis.

Clique aqui!

Confira outros artigos

Ponto eletronico facial segurança

Ponto Eletrônico Facial é Seguro?

Continuar Lendo
REP-P

As Vantagens do REP-P: 6 Razões para Adotar Este Sistema Moderno de Controle de Ponto

Continuar Lendo
Inteligência Artificial no RH

A Revolução da Inteligência Artificial no Setor de Recursos Humanos

Continuar Lendo
A Insoft4

A Insoft4 está há mais de 20 anos desenvolvendo soluções completas para controle de ponto eletrônico e acesso para empresas de todos os portes e segmentos do mercado.

Conheça o blog da Insoft4

Sejam indústrias, hospitais, universidades, redes de varejo e muito mais, a Insoft4 tem o produto ideal para facilitar as tarefas de RH e garantir mais segurança e simplicidade para as rotinas de acesso de cada negócio.

Movida pelos objetivos de inovar e crescer, a empresa sempre priorizou ter em sua
equipe profissionais especialistas e em constante atualização de conhecimentos.

Disponibilizamos não apenas produtos de excelente qualidade, mas também um serviço completo em todos os sentidos para os clientes.

Ilustração de relógio
Receba nossas novidades
OK - Email cadastrado!
Oops! Algo está errado.