Como o controle de ponto impacta na precisão da folha de pagamento

pessoa digitando na calculadora e segurando um lápis

Como o controle de ponto impacta na precisão da folha de pagamento

O controle de ponto na folha de pagamento tem impacto direto em sua precisão. A contabilização das horas trabalhadas, adicionais de extras e descontos de atrasos e faltas precisa ser minucioso e assertivo, pois resulta diretamente na remuneração mensal daquele funcionário.

Nesse artigo vamos explicar mais sobre controle de ponto e folha de pagamento, suas relações e como ter maior precisão, confira!

O que é controle de ponto?

O controle de ponto é o processo de anotação dos horários de início e fim da jornada de trabalho, contabilizando o total de horas trabalhadas, e as diferenças com extras, atrasos e faltas. Tudo isso em conformidade com a CLT e a Portaria nº 671/2021.

É pelo controle de ponto que é feita a gestão dos horários de trabalho padrão, inclusão de justificativas, trocas de feriados e compensações. Tudo deve ser registrado no sistema.

O controle de ponto inicia nos registros, que podem ser feitos em relógios convencionais, terminais de reconhecimento facial, sites e aplicativos. Após isso, todas as marcações são integradas no sistema, que realiza os cálculos, o fechamento, emissão do espelho de ponto e dados para folha de pagamento.

O que é folha de pagamento?

A folha de pagamento é tanto o processo como o documento final que informa ao funcionário sua remuneração mensal, com todos os acréscimos e descontos. É na folha de pagamento que estão tanto os descontos de INSS, como os relativos a atrasos.

Esse documento também é previsto na CLT, todas as regras de cálculo, como descontos e % de acréscimo e banco de horas, são regidas por acordos e convenções, ou mesmo legislações municipais e estaduais.

Por que o controle de ponto importa para a folha de pagamento?

O controle de ponto importa para a folha de pagamento pois é dele que vem as informações de horas trablhadas, sejam para acréscimo ou para descontos. É no ponto que estão os dados de horas extras, horas noturnas, atrasos e faltas (justificadas ou não), tudo isso importa para a folha de pagamento.

Ou seja, são os dados do controle de ponto que vão definir o salário do funcionário.

Como os dados de ponto alimentam a folha de pagamento?

Os dados de ponto alimentam a folha de pagamento por meio de integrações e envio dos dados. Por isso, antes de contratar um sistema de ponto eletrônico é importante garantir que ele tenha integração simplificada dos dados.

Entre as informações que passam do ponto para a folha temos:

  • Jornada de trabalho registrada
  • Horas extras
  • Atrasos
  • Faltas
  • Horas noturnas
  • Interjornadas e intrajornadas
  • Banco de horas

Principais erros do controle de ponto na folha de pagamento

Caso o controle de ponto não seja assertivo, é possível gerar erros na folha de pagamento e, consequentemente, na remuneração do funcionário. Isso é uma falta grave que abalar a confiança do colaborador na empresa e até causar riscos trabalhistas.

Confira os principais erros de ponto que impactam na folha de pagamento:

Lançamentos manuais incorretos: Quando os registros e cálculos são manuais é comum ocorrer lançamentos incorretos. Nesses casos tanto variações para mais ou para menos, ignorar horas extras e esquecer atrasos, por exemplo.  

Registros esquecidos: No dia a dia do trabalho é comum que funcionários esqueçam algum registro de ponto. Em um sistema automatiza, ocorrem avisos e o colaborador pode incluir a marcação com uma justificativa para análise do gestor, ou até verificar pelo controle de acesso, no ponto manual isso não ocorre.

Ou seja, caso o funcionário esqueça de falar com a gestão ou RH sobre o esquecimento e o responsável do ponto não confira isso, uma marcação esquecida vira falta e desconto de salário.

Cálculo errado de horas extras: As horas extras são tema recorrente na justiça de trabalho, isso pois é comum serem controladas por meios paralelos, como planilhas. O percentual de pagamento de horas extras precisa ser pago em conformidade, considerando o limite de 2 horas diárias, horas noturnas e outras questões.

Por isso, controles paralelos e planilhas pode causar erros no pagamento e demais riscos.

Para evitar tudo isso é necessário um sistema de ponto automatizado, como o Ponto Soft.

Benefícios de um bom sistema de ponto na folha de pagamento

Um bom sistema de ponto garante benefício para a folha de pagamento, tais como:

Assertividade na folha de pagamento;

Segurança jurídica;

Confiança entre funcionário e empresa;

Cálculo de ponto correto;

Segurança contra fraudes.

Para ter todos esses benefícios, conheça o Ponto Soft, a solução mais completa do mercado!

Confira outros artigos

homem mexendo no notebook

Portaria sobre ponto eletrônico: o que mudou e como sua empresa deve se adequar?

Continuar Lendo
imã atraindo pessoas

Como os benefícios corporativos impactam na atração e retenção de talentos

Continuar Lendo
mão mexendo em papéis

Abono indenizatório na prática: o que é e como funciona?

Continuar Lendo
A Insoft4

A Insoft4 está há mais de 20 anos desenvolvendo soluções completas para controle de ponto eletrônico e acesso para empresas de todos os portes e segmentos do mercado.

Conheça o blog da Insoft4

Sejam indústrias, hospitais, universidades, redes de varejo e muito mais, a Insoft4 tem o produto ideal para facilitar as tarefas de RH e garantir mais segurança e simplicidade para as rotinas de acesso de cada negócio.

Movida pelos objetivos de inovar e crescer, a empresa sempre priorizou ter em sua
equipe profissionais especialistas e em constante atualização de conhecimentos.

Disponibilizamos não apenas produtos de excelente qualidade, mas também um serviço completo em todos os sentidos para os clientes.

Ilustração de relógio
Receba nossas novidades
OK - Email cadastrado!
Oops! Algo está errado.