Como utilizar o banco de horas?

Caneta,calculadora e planilha de banco de horas
28/2/23

O banco de horas é uma forma de flexibilização da jornada de trabalho, na qual o funcionário pode compensar suas horas extras efetuadas dentro de determinado período. Tudo isso está previsto na legislação, entretanto, são necessários alguns cuidados legais.

A legislação do banco de horas é dada pelo artigo 59 da CLT, que no segundo parágrafo diz o seguinte:

“Poderá ser dispensado o acréscimo de salário se, por força de acordo ou convenção coletiva de trabalho, o excesso de horas em um dia for compensado pela correspondente diminuição em outro dia, de maneira que não exceda, no período máximo de um ano, à soma das jornadas semanais de trabalho previstas, nem seja ultrapassado o limite máximo de dez horas diárias.”

Sendo assim, para utilizar o banco de horas em sua empresa é necessário ter um acordo ou convenção coletiva de trabalho que permita, nesses casos a compensação das horas do funcionário deve ser feita a cada um ano. Essa flexibilidade também pode ser negociada mediante acordo individual, entretanto, neste caso, a compensação das horas ocorre até 6 meses.  

Após ter a documentação que libere o uso do banco de horas na empresa, seja por meio de acordos ou convenções, é necessário um sistema que realize o controle desses saldos. O mais indicado é que isso esteja junto do controle de ponto, para manter todas as informações precisas e o cálculo automatizado.

O sistema para controle de banco de horas deve considerar alguns quesitos:

  • Reconhecer quais funcionários utilizando banco de horas ou não;
  • Saber diferenciar as horas que vão para banco e as que não vão, como ocorre em alguns casos;
  • Identificar os diferentes períodos de compensação.

Além disso, é importante que o sistema permita o acesso à informação para o funcionário, ou seja, que cada colaborador possa consultar e entender seu saldo de horas, por meio de aplicativos por exemplo.

O banco de horas é uma ótima opção para flexibilizar a jornada de trabalho dos funcionários, permitindo que horas extras sejam acumuladas e convertidas em dias de folga e até para “emendar” feriados. Ao seguir todos os requisitos legais e manter o controle por um sistema seguro e exato, a empresa e os funcionários podem ganhar com essa modalidade.

O Ponto Soft permite diversas configurações de banco de horas, permitindo um controle sob medida para sua empresa, faça o teste grátis!

Confira outros artigos

REP-P

As Vantagens do REP-P: 6 Razões para Adotar Este Sistema Moderno de Controle de Ponto

Continuar Lendo
Inteligência Artificial no RH

A Revolução da Inteligência Artificial no Setor de Recursos Humanos

Continuar Lendo
Controle de Ponto no Home Office

Controle de Ponto no Home Office: Normas e Funcionamento

Continuar Lendo
A Insoft4

A Insoft4 está há mais de 20 anos desenvolvendo soluções completas para controle de ponto eletrônico e acesso para empresas de todos os portes e segmentos do mercado.

Conheça o blog da Insoft4

Sejam indústrias, hospitais, universidades, redes de varejo e muito mais, a Insoft4 tem o produto ideal para facilitar as tarefas de RH e garantir mais segurança e simplicidade para as rotinas de acesso de cada negócio.

Movida pelos objetivos de inovar e crescer, a empresa sempre priorizou ter em sua
equipe profissionais especialistas e em constante atualização de conhecimentos.

Disponibilizamos não apenas produtos de excelente qualidade, mas também um serviço completo em todos os sentidos para os clientes.

Ilustração de relógio
Receba nossas novidades
OK - Email cadastrado!
Oops! Algo está errado.