Contratação pode ser feita online?

Contratação pode ser feita online?
31/7/23

Com o avanço da tecnologia e a necessidade de adaptação às mudanças trazidas pela pandemia, a contratação online tem se tornado uma tendência no recrutamento e seleção de talentos. Esse processo digitalizado, também conhecido como admissão digital, traz uma série de benefícios e se torna cada vez mais essencial para as empresas.

Fique neste artigo e confira tudo que você precisa saber sobre a contratação online!

O que é contratação online?

A contratação online envolve a digitalização de todo o processo de recrutamento e seleção, desde o recebimento de currículos até a coleta de documentos necessários para a contratação. Os sistemas utilizados para essa função vão além do rastreamento de candidatos, funcionando como bancos de dados completos, armazenando documentos, anotações, resultados de testes e possibilitando a automação de algumas tarefas, tudo dentro das regulamentações da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Embora alguns possam recear que a contratação online desumanize o processo de contratação, quando as etapas digitais são bem estruturadas, o efeito é exatamente o oposto. A contratação online pode ser tão personalizada e humanizada quanto o processo tradicional.

Qual a diferença entre o processo presencial?

No processo de contratação online, a principal diferença em relação ao método tradicional é que todas as etapas ocorrem de forma digital. Porém, as demais etapas, como entrevistas, testes comportamentais e análise de amostras de trabalho, podem ser mantidas, adaptadas às plataformas digitais.

Uma boa plataforma de admissão online deve ser versátil e permitir a personalização do processo, atendendo às necessidades específicas de cada empresa. As etapas comuns incluem a realização das entrevistas e processos necessários, a tomada de decisão com base nos dados coletados, a comunicação dos resultados do processo seletivo, o envio e conferência dos documentos para admissão, o registro nos órgãos responsáveis e o início da jornada de trabalho.

Como fica a assinatura na Carteira de Trabalho?

Atualmente é possível substituir a carteira de trabalho tradicional pela versão digital, de acordo com a legislação vigente. Isso simplifica o registro dos dados necessários por parte das empresas.

Como fica o Controle de Ponto?

A contratação digital pode possibilitar a jornada de trabalho 100% remota dos colaborados, nesse caso o controle de ponto continua acompanhando o modelo online. Desde a inserção do colaborador do funcionário no sistema até a coleta das marcações, tudo pode ser feito por acesso web e aplicativos, que permitem essa mobilidade. Mais do que isso, com o Ponto Soft, além da gestão global de frequência dos colaboradores, é possível ter todos os dados de marcação e tempo real!

Fale com nossa equipe!  

Quais as vantagens do processo de contratação digital?

Uma das grandes vantagens da contratação online é a possibilidade de automatizar alguns aspectos do processo, como o envio de mensagens, o que contribui para uma redução significativa do tempo necessário para concluir a contratação. Normalmente, as empresas levam até 5 dias para comunicar ao candidato que ele foi aceito para a vaga, resolvendo questões como recebimento e conferência da documentação e assinatura do contrato de trabalho.

Além disso, algumas ferramentas de contratação online permitem a assinatura digital de contratos, que possuem total validade jurídica. Isso possibilita a realização de processos de admissão à distância, independentemente do modelo de trabalho, seja local ou home office.

Conclusão

A contratação online oferece diversas vantagens, como agilidade, praticidade, redução de custos e segurança sanitária. Adaptar-se a essa tendência é uma maneira de otimizar o processo de admissão e preparar a empresa para os desafios do presente e do futuro.

Assim, a contratação online é uma realidade que traz benefícios significativos para as empresas. Ao adotar essa abordagem digital, é possível acelerar o processo de contratação, reduzir custos e adaptar-se às demandas do mundo atual. Com as ferramentas adequadas e uma estratégia bem planejada, a contratação online pode ser eficiente e garantir a escolha dos melhores talentos para a sua empresa.

Obrigado pela leitura do blog da Ponto Soft. Para mais informações relevantes do universo de gestão de pessoas, continue acompanhando nossos conteúdos.  

Confira outros artigos

Ponto eletrônico para pequenas empresas

Ponto eletrônico para pequenas empresas: qual escolher?

Continuar Lendo
Desafios ponto facial

Desafios e soluções do ponto eletrônico com reconhecimento facial

Continuar Lendo
Tolerância de atraso

Tolerância de atraso: como fica o registro de ponto?

Continuar Lendo
A Insoft4

A Insoft4 está há mais de 20 anos desenvolvendo soluções completas para controle de ponto eletrônico e acesso para empresas de todos os portes e segmentos do mercado.

Conheça o blog da Insoft4

Sejam indústrias, hospitais, universidades, redes de varejo e muito mais, a Insoft4 tem o produto ideal para facilitar as tarefas de RH e garantir mais segurança e simplicidade para as rotinas de acesso de cada negócio.

Movida pelos objetivos de inovar e crescer, a empresa sempre priorizou ter em sua
equipe profissionais especialistas e em constante atualização de conhecimentos.

Disponibilizamos não apenas produtos de excelente qualidade, mas também um serviço completo em todos os sentidos para os clientes.

Ilustração de relógio
Receba nossas novidades
OK - Email cadastrado!
Oops! Algo está errado.