Controle de Ponto no Home Office: Normas e Funcionamento

Controle de Ponto no Home Office
5/2/24

O trabalho remoto, especialmente em formato home office, tornou-se uma realidade cada vez mais presente no ambiente corporativo, especialmente após os desafios impostos pela pandemia de Covid-19. No entanto, a gestão eficiente das horas trabalhadas pelos colaboradores em ambiente remoto requer o entendimento claro das normas e o funcionamento do controle de ponto nesse contexto.

Entendendo as Normas

Com as mudanças legislativas e a evolução das práticas de trabalho, o controle de ponto no home office adquiriu uma importância significativa. A Lei 14.442/2022 alterou a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), garantindo aos trabalhadores remotos o direito ao controle de jornada e ao pagamento de horas extras, especialmente para aqueles contratados por jornada pré-determinada.

A distinção entre trabalhadores por tarefa e por jornada é crucial. Enquanto os primeiros não necessitam de controle de ponto, os últimos devem ter suas horas monitoradas, garantindo o cumprimento das normativas trabalhistas.

Implementação e Funcionamento

Para efetuar o controle de ponto no home office, as empresas podem contar com sistemas digitais modernos e seguros. O Ponto Soft é um exemplo, oferecendo funcionalidades que simplificam o gerenciamento das jornadas de trabalho.  

O sistema do Ponto Soft é o único com validação das marcações em relação à jornada prevista online, garantindo que não haja cálculo do ponto do colaborador enquanto persistirem quaisquer inconsistências. A segurança contra fraudes é assegurada por meio de níveis de permissão de acesso e auditoria de manutenções por usuário.

Além disso, o Ponto Soft é adequado às regulamentações mais recentes, como a Portaria 671/2021 do Ministério do Trabalho e Previdência (MTP), a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e a Lei da Liberdade Econômica. Com ele, é possível apurar todos os tipos de eventos e manter históricos rastreados para fiscalizações.

Conclusão

O controle de ponto no home office não apenas garante o cumprimento das normativas legais, mas também contribui para a transparência, segurança e eficiência na gestão das jornadas de trabalho dos colaboradores remotos. Com soluções tecnológicas como o Ponto Soft, as empresas podem enfrentar os desafios do trabalho remoto de forma ágil e eficaz, promovendo um ambiente de trabalho mais produtivo e transparente.

Saiba mais sobre como o Ponto Soft pode beneficiar a sua empresa e adquira o plano ideal para as suas necessidades!

Confira outros artigos

Ponto eletrônico para pequenas empresas

Ponto eletrônico para pequenas empresas: qual escolher?

Continuar Lendo
Desafios ponto facial

Desafios e soluções do ponto eletrônico com reconhecimento facial

Continuar Lendo
Tolerância de atraso

Tolerância de atraso: como fica o registro de ponto?

Continuar Lendo
A Insoft4

A Insoft4 está há mais de 20 anos desenvolvendo soluções completas para controle de ponto eletrônico e acesso para empresas de todos os portes e segmentos do mercado.

Conheça o blog da Insoft4

Sejam indústrias, hospitais, universidades, redes de varejo e muito mais, a Insoft4 tem o produto ideal para facilitar as tarefas de RH e garantir mais segurança e simplicidade para as rotinas de acesso de cada negócio.

Movida pelos objetivos de inovar e crescer, a empresa sempre priorizou ter em sua
equipe profissionais especialistas e em constante atualização de conhecimentos.

Disponibilizamos não apenas produtos de excelente qualidade, mas também um serviço completo em todos os sentidos para os clientes.

Ilustração de relógio
Receba nossas novidades
OK - Email cadastrado!
Oops! Algo está errado.