Falsificar e obstruir sistemas de ponto ou de jornada de trabalho é grave?

Pessoa consultando arquivos
21/2/23

Sim! Fraudar o sistema de ponto pode ser causa para demissão. Isso porque falsificar registros de horas trabalhadas é considerado uma fraude.

Leia o artigo completo e aprenda tudo que você precisa saber sobre o tema para melhorar sua gestão de horas trabalhadas.

O que é Sistema de ponto?

O Sistema de Ponto é uma ferramenta importante para a empresa, pois realiza toda a gestão das horas trabalhadas do funcionário. Isso vai desde o registro de ponto até o envio dos dados para a folha de pagamento. Mas é preciso ter total controle para que nenhum funcionário consiga fraudar os sistemas.

Fraudar o controle de ponto é passível de justa causa?

Se comprovada, a fraude no controle de ponto pode sim resultar em uma demissão por justa causa. A justiça do trabalho já reconheceu alguns casos do tipo, a empresa apenas deve apresentar as provas da manipulação do sistema de ponto.

Da parte da empresa, é necessário contratar um sistema de ponto que, além de ter ferramentas antifraude, possa fornecer as informações que provam a fraude ocorrida.

Então, fique atento! Mas é válido ressaltar que a justa causa não é obrigatória, mesmo nesses casos, já que cada empresa pode optar por outros caminhos caso comprovada essa fraude.

É importante lembrar também que a fraude no sistema de ponto pode acontecer tanto por parte da empresa, quanto do empregado.

Logo, cabe ao gestor de RH ter total segurança dos processos para seu próprio controle, pois pode ser a empresa a sofrer “punição” (multas e processos trabalhistas) caso comprovado pelo funcionário a manipulação do registro por parte da empresa.

Para evitar todos estes problemas, conheça o Ponto Soft!

Com ele, sua empresa não precisará mais se preocupar com o gerenciamento dos horários de seus funcionários, é muito mais simples e seguro.  

O Ponto Soft possui diversas ferramentas antifraude, para a tranquilidade e confiabilidade da empresa e dos funcionários.

Conheça nossas vantagens e benefícios.  

 

Confira outros artigos

Ponto eletrônico para pequenas empresas

Ponto eletrônico para pequenas empresas: qual escolher?

Continuar Lendo
Desafios ponto facial

Desafios e soluções do ponto eletrônico com reconhecimento facial

Continuar Lendo
Tolerância de atraso

Tolerância de atraso: como fica o registro de ponto?

Continuar Lendo
A Insoft4

A Insoft4 está há mais de 20 anos desenvolvendo soluções completas para controle de ponto eletrônico e acesso para empresas de todos os portes e segmentos do mercado.

Conheça o blog da Insoft4

Sejam indústrias, hospitais, universidades, redes de varejo e muito mais, a Insoft4 tem o produto ideal para facilitar as tarefas de RH e garantir mais segurança e simplicidade para as rotinas de acesso de cada negócio.

Movida pelos objetivos de inovar e crescer, a empresa sempre priorizou ter em sua
equipe profissionais especialistas e em constante atualização de conhecimentos.

Disponibilizamos não apenas produtos de excelente qualidade, mas também um serviço completo em todos os sentidos para os clientes.

Ilustração de relógio
Receba nossas novidades
OK - Email cadastrado!
Oops! Algo está errado.