Motivos para utilizar o Ponto Eletrônico ao invés do manual

25/8/16

O controle da jornada de trabalho por meio de ponto eletrônico é uma forma de comprovação legal de expediente, e seu registro correto auxilia no pagamento de horas extras ou descontos/faltas de colaboradores.  Além disso, todas as marcações servem como prova nos casos de processos trabalhistas e isso torna seu controle ainda mais importante tanto para funcionários como para empresas.  

As empresas adeptas desse meio de controle de ponto podem contar com marcações pelos relógios eletrônicos de ponto, smartphones, computadores e até tablets.  

Mesmo com todos os benefícios do ponto eletrônico, ainda existem empresas que insistem em manter as marcações de forma manual, por livro ponto, relógio cartográfico ou cartão ponto.  

Problemas da marcação manual  

Caso os seus funcionários ainda façam i registro de ponto manualmente, saiba que isso pode ser um risco e até mesmo um motivo para invalidar as informações em caso de "horários britânicos". O termo "horário britânico" é utilizado para definir o registro uniforme de dados, quando o colaborador faz a marcação todo dia no mesmo horário; por exemplo: um livro ponto em que todos os dias do período foram marcados com entradas às 8h e saída às 17h, de forma exata, o que na vida real seria praticamente impossível de acontecer - caso isso ocorra, o livro ponto é invalidado como meio de prova de realização da jornada de trabalho.  

Ainda que seu funcionário tenha outros meios de comprovar os horários de sua jornada de trabalho, como a entrada e saída em controladores de acesso por exemplo, o registro não é válido - pois é exigida uma forma exclusiva de marcação de ponto. – Além dos meios alternativos de ponto eletrônico, mas que devem ter aprovação por negociação com o sindicato.

Por isso, providenciar uma forma legítima e confiável de marcação de horário é fundamental para evitar problemas e tornar a relação com seus funcionários o mais transparente possível. O Ponto Eletrônico é a solução que pode atestar que as marcações são reais e manter os dados válidos no caso de fiscalizações ou reclamatórias trabalhistas. Não importa a situação em que sua empresa está hoje, se atentar para normas da legislação trabalhista é uma obrigação e fazem toda a diferença, pois torna sua relação com os colaboradores mais confiável, além de evitar todos os problemas que um processo trabalhista pode ter.  

 

O Ponto Soft é a melhor solução para controle de ponto eletrônico, pois é uma ferramenta que obedece toda a legislação e ajuda você a proteger sua empresa no caso de processos trabalhistas.

Teste agora!

Confira outros artigos

Ponto eletrônico para pequenas empresas

Ponto eletrônico para pequenas empresas: qual escolher?

Continuar Lendo
Desafios ponto facial

Desafios e soluções do ponto eletrônico com reconhecimento facial

Continuar Lendo
Tolerância de atraso

Tolerância de atraso: como fica o registro de ponto?

Continuar Lendo
A Insoft4

A Insoft4 está há mais de 20 anos desenvolvendo soluções completas para controle de ponto eletrônico e acesso para empresas de todos os portes e segmentos do mercado.

Conheça o blog da Insoft4

Sejam indústrias, hospitais, universidades, redes de varejo e muito mais, a Insoft4 tem o produto ideal para facilitar as tarefas de RH e garantir mais segurança e simplicidade para as rotinas de acesso de cada negócio.

Movida pelos objetivos de inovar e crescer, a empresa sempre priorizou ter em sua
equipe profissionais especialistas e em constante atualização de conhecimentos.

Disponibilizamos não apenas produtos de excelente qualidade, mas também um serviço completo em todos os sentidos para os clientes.

Ilustração de relógio
Receba nossas novidades
OK - Email cadastrado!
Oops! Algo está errado.