O que é e como se caracteriza o abandono de trabalho

peça fora do quebra-cabeça
11/4/23

Ausências injustificadas e seguidas por um longo período de tempo no trabalho são respaldadas por lei e podem ocasionar em justa causa. Você sabe o que caracteriza o abandono de trabalho e como agir nesse caso?

Fique neste post e tire suas dúvidas sobre o abandono de emprego. Boa leitura!

O que é?

O abandono do trabalho caracteriza-se por ausências prolongadas e injustificadas do trabalhador ao trabalho, sem qualquer comunicação ou explicação ao empregador. A renúncia é a violação unilateral de um contrato de trabalho por um trabalhador que pode resultar na rescisão do contrato por justa causa pelo empregador.

Quanto tempo é considerado?

De acordo com a legislação trabalhista brasileira, considera-se abandono de emprego quando o trabalhador falta ao serviço por mais de 30 dias consecutivos sem justificativa, ou quando faltar por mais de 60 dias, não consecutivos, dentro de um período de 12 meses.  

É importante destacar que o empregador deve tentar entrar em contato com o trabalhador durante o período de ausência para tentar entender o motivo da falta e buscar uma solução para o problema.

Como o empregador deve agir?

Caso o empregador constate o abandono de emprego, deve notificar o trabalhador por meio de carta registrada, convocando-o para retornar ao trabalho ou apresentar justificativa para a ausência em um determinado período. Se o trabalhador não se manifestar no prazo estabelecido, o empregador poderá rescindir o contrato de trabalho por justa causa, com base na falta grave do empregado. Vale ressaltar que o abandono de emprego não dá direito a receber as verbas rescisórias decorrentes da demissão sem justa causa.

Além disso, para que a dispensa por abandono de trabalho seja válida, é necessário que o empregador adote os seguintes procedimentos:

  • Tente entrar em contato com o colaborador durante o período de ausência, para tentar entender o motivo da falta e buscar uma solução para o problema.

  • Caso não seja possível localizar o colaborador, o empregador deve enviar uma notificação de abandono de emprego, por meio de carta registrada, convocando-o a retornar ao trabalho ou apresentar justificativa para a ausência em até 48 horas.

  • Se o colaborador não retornar ao trabalho ou apresentar justificativa para a ausência no prazo estabelecido, o empregador poderá rescindir o contrato de trabalho por justa causa, com base na falta grave do colaborador.

É importante destacar que a dispensa por abandono de trabalho deve ser sempre a última opção. O empregador deve sempre tentar solucionar o problema da ausência do colaborador de forma amigável, buscando compreender a situação e, se possível, oferecendo alternativas para o colaborador retomar o trabalho. Somente em último caso, se esgotadas todas as possibilidades, é que o empregador deve adotar a medida de rescisão do contrato por justa causa.

Em resumo

O colaborador pode ser dispensado por abandono de trabalho quando ele faltar ao serviço por mais de 30 dias consecutivos sem justificativa, ou quando faltar por mais de 60 dias, não consecutivos, dentro de um período de 12 meses.

Obrigado pela leitura do blog Ponto Soft. O Ponto Soft é um software para te ajudar na gestão de faltas, horários e jornada de trabalho, sendo uma solução de marcação de ponto eletrônico para otimizar a rotina da sua empresa.  

Saiba mais sobre o Ponto Soft e teste grátis por 10 dias.

Confira outros artigos

Ponto eletrônico para pequenas empresas

Ponto eletrônico para pequenas empresas: qual escolher?

Continuar Lendo
Desafios ponto facial

Desafios e soluções do ponto eletrônico com reconhecimento facial

Continuar Lendo
Tolerância de atraso

Tolerância de atraso: como fica o registro de ponto?

Continuar Lendo
A Insoft4

A Insoft4 está há mais de 20 anos desenvolvendo soluções completas para controle de ponto eletrônico e acesso para empresas de todos os portes e segmentos do mercado.

Conheça o blog da Insoft4

Sejam indústrias, hospitais, universidades, redes de varejo e muito mais, a Insoft4 tem o produto ideal para facilitar as tarefas de RH e garantir mais segurança e simplicidade para as rotinas de acesso de cada negócio.

Movida pelos objetivos de inovar e crescer, a empresa sempre priorizou ter em sua
equipe profissionais especialistas e em constante atualização de conhecimentos.

Disponibilizamos não apenas produtos de excelente qualidade, mas também um serviço completo em todos os sentidos para os clientes.

Ilustração de relógio
Receba nossas novidades
OK - Email cadastrado!
Oops! Algo está errado.