O que é e onde surgiu o primeiro salário mínimo?

Folha de pagamento e caneta
12/1/23

O salário mínimo é um assunto que muitas pessoas tem familiaridade, mas se você ainda não sabe o que é ou quer conhecer a história por trás da criação desse conceito, fique até o final do artigo de hoje e aproveite o conteúdo!

O que é o salário mínimo?

De forma direta, o salário mínimo é o menor valor que um empregado pode receber da empresa contratante.

Esse direito é obrigatório e estabelecido na Constituição Federal do Brasil. Seu valor é reavaliado e reajustado todos os anos levando em conta o custo de vida da população brasileira. O fator que é utilizado para calcular o valor é baseado no mínimo que um trabalhador precisa para assegurar sua sobrevivência.

 

Origem do Salário Mínimo

 

A história de origem do salário mínimo é bem interessante. Esse conceito foi criado no século XIX em lugares bem distantes daqui, como na Austrália e na Nova Zelândia.

No Brasil, o salário mínimo apareceu pela primeira vez no século XX, especificamente, na década de 30. A Lei que regularizou o conceito foi a Lei nº185 de janeiro de 1936 e seu decreto de lei promulgado em abril de 1938.

No dia 1º de maio, o presidente da época, Getúlio Vargas, fixou os valores do salário mínimo para o ano e que já começaram a valer como lei.

Infelizmente, nesse período, no Brasil, existiam 14 salários mínimos diferentes. O seu valor variava principalmente por conta da região na qual o trabalho era exercido. No Rio de Janeiro, capital da época, o salário mínimo era de quase três vezes o valor do salário mínino no Nordeste.

O primeiro reajuste do salário mínimo foi feito em 1943, 5 anos depois da efetivação da lei. Os aumentos eram calculados para recompor o poder de compra do salário mínimo levando em conta a moeda brasileira e inflação do ano.

A unificação total do salário mínimo aconteceu em 1984, um fato que levou quase 50 anos para acontecer. Inacreditável, não é?

Esperamos que tenha gostado do conteúdo! Se você precisa de um software de gestão do controle de jornada dos seus funcionários, conheça o sistema mais completo do mercado, o PontoSoft.

Confira outros artigos

Ponto eletrônico para pequenas empresas

Ponto eletrônico para pequenas empresas: qual escolher?

Continuar Lendo
Desafios ponto facial

Desafios e soluções do ponto eletrônico com reconhecimento facial

Continuar Lendo
Tolerância de atraso

Tolerância de atraso: como fica o registro de ponto?

Continuar Lendo
A Insoft4

A Insoft4 está há mais de 20 anos desenvolvendo soluções completas para controle de ponto eletrônico e acesso para empresas de todos os portes e segmentos do mercado.

Conheça o blog da Insoft4

Sejam indústrias, hospitais, universidades, redes de varejo e muito mais, a Insoft4 tem o produto ideal para facilitar as tarefas de RH e garantir mais segurança e simplicidade para as rotinas de acesso de cada negócio.

Movida pelos objetivos de inovar e crescer, a empresa sempre priorizou ter em sua
equipe profissionais especialistas e em constante atualização de conhecimentos.

Disponibilizamos não apenas produtos de excelente qualidade, mas também um serviço completo em todos os sentidos para os clientes.

Ilustração de relógio
Receba nossas novidades
OK - Email cadastrado!
Oops! Algo está errado.