O que é e qual a importância do controle de frequência para uma empresa?

funcionários
18/4/23

O controle de frequência é uma prática comum de Recursos Humanos em muitas empresas. Ele se refere ao monitoramento da presença dos funcionários no trabalho, com o objetivo de garantir que eles cumpram suas horas de trabalho programadas e cumpram com as obrigações contratuais.

Para um controle seguro e eficaz, existem soluções tecnológicas para ajudar na gestão e otimizar fluxos e processos da área de Pessoas.

Quer saber mais sobre o controle de frequência e a sua importância? Fique neste artigo e tire suas dúvidas sobre o controle de frequência!

O que é controle de frequência?

O controle de frequência é um registro do horário de chegada e saída dos colaboradores, que é utilizado para garantir a pontualidade e assiduidade dos colaboradores. Esse controle é importante tanto para a empresa quanto para os funcionários, pois ajuda a garantir o cumprimento do horário de trabalho e dos horários estabelecidos.

Existem diversas formas de controle de presença, como registro manual na folha de ponto, registro eletrônico por meio de sistema específico ou aplicativo de celular, ou ainda por meio de sistema biométrico, que utiliza a leitura da impressão digital do funcionário para registrar o horário de entrada e saída.

O controle de frequência online é uma prática cada vez mais comum nas organizações modernas. Ele se refere ao uso de tecnologias digitais para monitorar a presença dos funcionários no trabalho, incluindo o registro de entrada e saída, a duração das pausas e a quantidade de horas trabalhadas.  

O software permite que os gestores monitorem facilmente a presença dos funcionários em tempo real, gerenciem as horas trabalhadas e calculem os salários de forma mais eficiente.

Qual a importância de implementá-lo?

O controle de frequência é importante para a gestão de recursos humanos, pois permite que a empresa tenha um controle mais preciso do tempo trabalhado por seus colaboradores, possibilitando a elaboração de escalas de trabalho mais eficientes e a identificação de problemas como atrasos ou faltas. Além disso, é um instrumento legal para garantir o cumprimento das obrigações trabalhistas e previdenciárias.

Dessa forma, a empresa pode verificar se os funcionários estão cumprindo o horário de trabalho estabelecido e se estão trabalhando as horas previstas. Além disso, o controle de frequência ajuda a evitar atrasos, faltas e saídas antecipadas, o que pode impactar na produtividade e no desempenho da equipe.

Conheça o Ponto Soft

O Ponto Soft é o software de controle de ponto eletrônico online mais completo do mercado, com segurança, agilidade e flexibilidade de processos na gestão da Área de Pessoas.

Se você precisa de soluções que garantem segurança e que simplificam o gerenciamento das jornadas de trabalho com agilidade, conte com o time de especialistas do Ponto Soft.

Conheça mais sobre nossa empresa e teste grátis!

Confira outros artigos

Ponto eletronico facial segurança

Ponto Eletrônico Facial é Seguro?

Continuar Lendo
REP-P

As Vantagens do REP-P: 6 Razões para Adotar Este Sistema Moderno de Controle de Ponto

Continuar Lendo
Inteligência Artificial no RH

A Revolução da Inteligência Artificial no Setor de Recursos Humanos

Continuar Lendo
A Insoft4

A Insoft4 está há mais de 20 anos desenvolvendo soluções completas para controle de ponto eletrônico e acesso para empresas de todos os portes e segmentos do mercado.

Conheça o blog da Insoft4

Sejam indústrias, hospitais, universidades, redes de varejo e muito mais, a Insoft4 tem o produto ideal para facilitar as tarefas de RH e garantir mais segurança e simplicidade para as rotinas de acesso de cada negócio.

Movida pelos objetivos de inovar e crescer, a empresa sempre priorizou ter em sua
equipe profissionais especialistas e em constante atualização de conhecimentos.

Disponibilizamos não apenas produtos de excelente qualidade, mas também um serviço completo em todos os sentidos para os clientes.

Ilustração de relógio
Receba nossas novidades
OK - Email cadastrado!
Oops! Algo está errado.