O que é o adicional noturno?

Funcionária trabalhando durante a noite
29/11/22

O adicional noturno é uma garantia trabalhista para os profissionais que trabalham à noite. Essa garantia aparece como um valor extra calculado a partir das horas de expediente noturnas.  

A garantia desse adicional acontece por conta do fato de todo profissional que trabalha à noite estar exposto a desgastes maiores do que um trabalhador do período diurno.  

O valor que é acrescido no adicional noturno depende de uma variável, o ambiente no qual o trabalhador exerce sua função. A compensação é de 20% para trabalhadores urbanos e de 25% para rurais.  

Outra especificação da hora na jornada noturna é que ela tem 52 minutos e 30 segundos, ao invés dos 60 usuais. Portanto, a remuneração de um trabalhador do período noturno tem que ser baseada nos intervalos de 52 minutos e 30 segundos.  

Tudo isso é estabelecido para uma jornada de 8h diurnas seja equivalente a uma de 7h durante o período noturno.  

Todas essas informações, além, de claro, como calcular esse adicional noturno são essenciais para que os funcionários sejam remunerados corretamente e processos trabalhistas não aconteçam.  

Os horários considerados noturnos dependem do segmento. O período da noite para trabalhadores urbanos é das 22h até as 5h do próximo dia; Trabalhadores de lavouras é das 21h até as 5h;  

Como realizar corretamente o cálculo do adicional noturno?  

Para começar, junte todos os dados necessários para esse cálculo. Descubra o valor da hora trabalhada comum do funcionário, o quanto de adicional irá receber conforme seu âmbito de trabalho e suas horas mensais também.  

Por exemplo, se a pessoa recebe R$10 por hora e seu adicional noturno é de 20%, basta multiplicar 10 por 0,2. O que vai nos dar 12 reais por hora noturna.  

Por fim, você só precisa multiplicar esse valor do adicional noturno pelo número de horas trabalhadas mensalmente. Seguindo o mesmo exemplo, só precisamos multiplicar 12 (valor do adicional) pelas horas mensais de trabalho do funcionário (Geralmente, 200h). 12 × 200 = R$ 2.400,00 (salário + compensação)  

Esperamos que tenha gostado do conteúdo! Para mais artigos como esse sobre controle de jornada de trabalho de funcionários, acompanhe o blog da Ponto Soft. Obrigado pela leitura!

Confira outros artigos

REP-P

As Vantagens do REP-P: 6 Razões para Adotar Este Sistema Moderno de Controle de Ponto

Continuar Lendo
Inteligência Artificial no RH

A Revolução da Inteligência Artificial no Setor de Recursos Humanos

Continuar Lendo
Controle de Ponto no Home Office

Controle de Ponto no Home Office: Normas e Funcionamento

Continuar Lendo
A Insoft4

A Insoft4 está há mais de 20 anos desenvolvendo soluções completas para controle de ponto eletrônico e acesso para empresas de todos os portes e segmentos do mercado.

Conheça o blog da Insoft4

Sejam indústrias, hospitais, universidades, redes de varejo e muito mais, a Insoft4 tem o produto ideal para facilitar as tarefas de RH e garantir mais segurança e simplicidade para as rotinas de acesso de cada negócio.

Movida pelos objetivos de inovar e crescer, a empresa sempre priorizou ter em sua
equipe profissionais especialistas e em constante atualização de conhecimentos.

Disponibilizamos não apenas produtos de excelente qualidade, mas também um serviço completo em todos os sentidos para os clientes.

Ilustração de relógio
Receba nossas novidades
OK - Email cadastrado!
Oops! Algo está errado.