O que é o controle de horas?

Relógio apoiado em cima de uma mesa com notebook
16/2/23

O uso de ponto eletrônico é questionado até hoje por muitas pessoas com relação à sua eficiência e precisão no registro de horas trabalhadas, bem como questões de privacidade e monitoramento dos funcionários.  

Antigamente, era muito comum ver que as empresas enxergavam o controle de horas como uma mera obrigação da nossa legislação. Além disso, alguns gestores enfrentavam sérios problemas para gerenciá-lo.  

Neste texto, vamos explicar em detalhes tudo o que você precisa saber sobre o controle de ponto.

Controle de horas

Se sua empresa possui mais de 20 funcionários, ela, obrigatoriamente, deve possuir um controle de horas, seja manual, eletrônico, on-line ou mecânico.

O Ponto eletrônico é a forma mais indicada para realizar a gestão e frequência dos funcionários, pois permite maior segurança e agilidade no processo.

Jornada de trabalho

A jornada de trabalho se trata da rotina de horários dos colaboradores e pode ser definida como o tempo que o funcionário fica à disposição da contratante no dia a dia.

Agora, não se engane ao pensar que isto vale somente para o período no qual o profissional estiver realizando sua atividade previstas no contrato de trabalho.

Em contratos de trabalho por jornada, este tempo também abrange casos no qual o colaborador estiver aguardando um chamado da empresa, pedindo para que ele realize o serviço determinado.

Controle de horas é obrigatório

O uso do controle de horas trabalhadas nas empresas foi estabelecido como obrigatório pelo art. 74 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

O controle de horas é um sistema responsável por registrar a jornada de trabalho dos funcionários e extrair informações como quantidade de horas extras, atrasos, faltas, e outros dados que incidem na folha de pagamento.  

 

Viu só como um bom controle de ponto traz diversas vantagens para as empresas?

 

Com diversas ferramentas flexíveis, o sistema Ponto Soft garante a eficiência e segurança no controle de horas dos funcionários. Com ele, sua empresa não precisará mais se preocupar com o gerenciamento dos horários de seus funcionários.

A equipe oferece um sistema completo, moderno e eficiente, que não exige grande custo de implantação e de manutenção.  

Entre em contato.  

Confira outros artigos

Ponto eletrônico para pequenas empresas

Ponto eletrônico para pequenas empresas: qual escolher?

Continuar Lendo
Desafios ponto facial

Desafios e soluções do ponto eletrônico com reconhecimento facial

Continuar Lendo
Tolerância de atraso

Tolerância de atraso: como fica o registro de ponto?

Continuar Lendo
A Insoft4

A Insoft4 está há mais de 20 anos desenvolvendo soluções completas para controle de ponto eletrônico e acesso para empresas de todos os portes e segmentos do mercado.

Conheça o blog da Insoft4

Sejam indústrias, hospitais, universidades, redes de varejo e muito mais, a Insoft4 tem o produto ideal para facilitar as tarefas de RH e garantir mais segurança e simplicidade para as rotinas de acesso de cada negócio.

Movida pelos objetivos de inovar e crescer, a empresa sempre priorizou ter em sua
equipe profissionais especialistas e em constante atualização de conhecimentos.

Disponibilizamos não apenas produtos de excelente qualidade, mas também um serviço completo em todos os sentidos para os clientes.

Ilustração de relógio
Receba nossas novidades
OK - Email cadastrado!
Oops! Algo está errado.