O que são cargos de confiança?

gestor e equipe
26/12/22

Sabia que trabalhadores que são responsáveis por cargos de confiança têm direitos trabalhistas diferentes se comparado aos direitos de outros colaboradores?

Fique até o final desse artigo para descobrir mais sobre os cargos de confiança e o que a lei trabalhista diz sobre eles. Boa leitura!

O que é um cargo de confiança?

Um cargo de confiança é uma função de alta importância na empresa, geralmente, ligada a alta gestão da organização.  

Pessoas com cargos de confiança possuem muita influência dentro da empresa, tanto que podem atuar ativamente nas decisões administrativas e de negócios da organização.

Esse tipo de profissional tem um papel determinante na empresa. Ele pode tomar decisões corporativas pela organização de forma individual, assim como o próprio titular da empresa. Porém, vale um adendo: Esse profissional é diferente de chefes e líderes locais.

A diferença entre chefes e pessoas com cargos de confiança é a sua permissão administrativa. Mesmo que os líderes dos setores tenham uma parte na alta gestão da empresa, eles podem não ter a mesma liberdade para escolher os rumos que a empresa deve seguir.

Os profissionais que possuem cargos de confiança nas organizações têm um valor único para as organizações e isso é refletido nos seus direitos às leis trabalhistas, diferentemente dos direitos dos trabalhadores comuns das empresas.

A forma como as atividades são realizadas e a liberdade que possuem para tomar decisões fazem com que seu trabalho tenha remuneração e um pacote de benefícios diferentes.

Dentro dessas singularidades trabalhistas podemos destacar:

  • Horário flexível sem adicionais de tempo de trabalho;
  • Sem direito a horas extras, banco de horas ou folgas de acordo com tempo trabalhado;
  • Sem adicional noturno;
  • Direito a uma gratificação de 40% sobre o salário estipulado pelo empregador (não sendo incluída aos cálculos de férias e décimo terceiro).

Esperamos que tenha gostado do conteúdo! Para mais artigos sobre assuntos trabalhistas e controle de jornada, acompanhe o blog da Insoft4. Obrigado pela leitura.

Confira outros artigos

Ponto eletrônico para pequenas empresas

Ponto eletrônico para pequenas empresas: qual escolher?

Continuar Lendo
Desafios ponto facial

Desafios e soluções do ponto eletrônico com reconhecimento facial

Continuar Lendo
Tolerância de atraso

Tolerância de atraso: como fica o registro de ponto?

Continuar Lendo
A Insoft4

A Insoft4 está há mais de 20 anos desenvolvendo soluções completas para controle de ponto eletrônico e acesso para empresas de todos os portes e segmentos do mercado.

Conheça o blog da Insoft4

Sejam indústrias, hospitais, universidades, redes de varejo e muito mais, a Insoft4 tem o produto ideal para facilitar as tarefas de RH e garantir mais segurança e simplicidade para as rotinas de acesso de cada negócio.

Movida pelos objetivos de inovar e crescer, a empresa sempre priorizou ter em sua
equipe profissionais especialistas e em constante atualização de conhecimentos.

Disponibilizamos não apenas produtos de excelente qualidade, mas também um serviço completo em todos os sentidos para os clientes.

Ilustração de relógio
Receba nossas novidades
OK - Email cadastrado!
Oops! Algo está errado.