O que são Sistemas de Registro Eletrônico de Ponto SREP/REP?

Mulher e tecnologia
22/11/22

Sabe o que é um Sistema de Registro Eletrônico de Ponto (SREP)? Se você ainda não sabe, o pessoal da Ponto Soft está aqui para lhe ajudar.

Fique até o final do artigo e descubra o que são Sistemas de Registro Eletrônico de Ponto SREP/REP. Boa leitura!

O que é um Sistema de Registro Eletrônico de Ponto (SREP)?

O Sistema de Registro Eletrônico de Ponto (SREP) é um sistema que une hardware e software para auxiliar no controle de jornada dos colaboradores de uma empresa. Em geral, é formado por um REP (registrador eletrônico de ponto), aplicativo ou programa que permite o registro do ponto pelo funcionário e um software que contém as regras de apuração da empresa, integra os registros, permite as manutenções e gera o espelho de ponto.

A “lei do ponto eletrônico” faz parte da Portaria 1.510/2009 do Ministério do Trabalho e do Emprego (MTE). A partir da digitalização do mundo e serviços, foi criada a necessidade de conseguir regulamentar ferramentas eletrônicas de batida de ponto. A Portaria 1.510/2009 foi revogada pela Portaria 671/2021 do MTP, que trouxe ainda mais modernidade para o SREP.

Os Sistemas de Registro Eletrônico de Ponto (SREP) foram criados para evitar fraudes trabalhistas. O SREP termina com alterações manuais em livros de ponto e ajuda a acompanhar a rotina do expediente dos trabalhadores, o que inclui: Hora de entrada, pausas, saída, horas extras, etc.

Esse tipo de sistema auxilia as empresas a evitarem processos trabalhistas por conta da falta de pagamento de horas trabalhadas normalmente e extras. Ao mesmo tempo que ajuda os funcionários a terem todas as ferramentas necessárias armazenadas caso sintam que a empresa contratante não está cumprindo a legislação trabalhista.

Para mais informações sobre controle de jornada dos funcionários e Sistemas de Registro Eletrônico de Ponto (SREP), acompanhe outros conteúdos do nosso blog.

Para conhecer a melhor solução de SREP do mercado, dê uma chance ao Ponto Soft. Aproveite o período de teste e veja a gestão de jornada dos seus colaboradores subir a um novo nível. Obrigado pela leitura!

Confira outros artigos

Ponto eletrônico para pequenas empresas

Ponto eletrônico para pequenas empresas: qual escolher?

Continuar Lendo
Desafios ponto facial

Desafios e soluções do ponto eletrônico com reconhecimento facial

Continuar Lendo
Tolerância de atraso

Tolerância de atraso: como fica o registro de ponto?

Continuar Lendo
A Insoft4

A Insoft4 está há mais de 20 anos desenvolvendo soluções completas para controle de ponto eletrônico e acesso para empresas de todos os portes e segmentos do mercado.

Conheça o blog da Insoft4

Sejam indústrias, hospitais, universidades, redes de varejo e muito mais, a Insoft4 tem o produto ideal para facilitar as tarefas de RH e garantir mais segurança e simplicidade para as rotinas de acesso de cada negócio.

Movida pelos objetivos de inovar e crescer, a empresa sempre priorizou ter em sua
equipe profissionais especialistas e em constante atualização de conhecimentos.

Disponibilizamos não apenas produtos de excelente qualidade, mas também um serviço completo em todos os sentidos para os clientes.

Ilustração de relógio
Receba nossas novidades
OK - Email cadastrado!
Oops! Algo está errado.