Os riscos legais que envolvem o ponto eletrônico

Mulher preocupada olhando para folha de papel
21/11/22

O controle de ponto é uma obrigação para as empresas com mais de 20 funcionários e o ponto eletrônico é a melhor opção para isso. Entretanto, mesmo sendo a opção mais confiável e ágil, ainda existem riscos caso a ferramenta utilizada não seja a correta.

Nesse artigo vamos falar um pouco sobre quais os possíveis riscos e problemas que podem ocorrer no ponto eletrônico e como evitar tudo isso.

O que é o controle de ponto eletrônico:

O processo de controle de ponto vai desde a marcação do funcionário até a emissão do espelho de ponto. O sistema é responsável por integrar as marcações, calcular a jornada trabalhada, horas extras, descontos e banco de horas, todos esses dados são enviados para a folha de pagamento. Ou seja, o sistema de controle de ponto incide diretamente no pagamento do funcionário, por isso deve ter o máximo de cuidado e confiabilidade.

Erros do ponto eletrônico que podem causar riscos para a segurança jurídica:

Cálculos incorretos: Cálculos de horas trabalhadas, horas extras e banco de horas devem ser exatos e em conformidade com a CLT, acordos e convenções aplicáveis. Essa questão gera diversas especificidades que precisam ser levadas em conta durante o cálculo, qualquer detalhe fora do determinado pode gerar uma reclamatória trabalhista.

Falta dos documentos fiscais: No processo de controle de ponto existe uma lista de arquivos fiscais obrigatórios, são eles:

  • Comprovante de registro de ponto: Para REP-C e REP-P
  • AFD (Arquivo Fonte de Dados): Para todos os tipos de coletores de marcação
  • AEJ (Arquivo Eletrônico de Jornada): Para todos os sistemas de tratamento de ponto
  • Relatório Espelho de Ponto: Para todos os sistemas de tratamento de ponto

Cada um desses arquivos possui uma série de padrões e regras a serem seguidos, qualquer detalhe faltante pode o invalidar. No caso de fiscalizações ou reclamatórias trabalhistas, esses arquivos devem estar em conformidade, caso contrário, a empresa pode receber multas ou perder processos.

Impedir o funcionário de marcar o ponto: A marcação de ponto deve ser livre para o funcionário, qualquer bloqueio pode gerar uma reclamatória ou um problema durante fiscalizações. Bloquear o registro por conta de horários ou localização é extremamente proibido.

Evite os riscos do ponto eletrônico!

Para ter um processo tranquilo na gestão de frequência de funcionários você precisa de um sistema confiável, que seja flexível para incluir todas as regras de cálculo, guarde os históricos e esteja adequado com a legislação vigente.

E se você quiser tudo isso, conheça o Ponto Soft!

Um software completo para controle de ponto dos funcionários, totalmente de acordo com a CLT e Portaria 671/2021.

Faça o teste grátis!

Confira outros artigos

Ponto eletrônico para pequenas empresas

Ponto eletrônico para pequenas empresas: qual escolher?

Continuar Lendo
Desafios ponto facial

Desafios e soluções do ponto eletrônico com reconhecimento facial

Continuar Lendo
Tolerância de atraso

Tolerância de atraso: como fica o registro de ponto?

Continuar Lendo
A Insoft4

A Insoft4 está há mais de 20 anos desenvolvendo soluções completas para controle de ponto eletrônico e acesso para empresas de todos os portes e segmentos do mercado.

Conheça o blog da Insoft4

Sejam indústrias, hospitais, universidades, redes de varejo e muito mais, a Insoft4 tem o produto ideal para facilitar as tarefas de RH e garantir mais segurança e simplicidade para as rotinas de acesso de cada negócio.

Movida pelos objetivos de inovar e crescer, a empresa sempre priorizou ter em sua
equipe profissionais especialistas e em constante atualização de conhecimentos.

Disponibilizamos não apenas produtos de excelente qualidade, mas também um serviço completo em todos os sentidos para os clientes.

Ilustração de relógio
Receba nossas novidades
OK - Email cadastrado!
Oops! Algo está errado.