Ponto Eletrônico: MTE confirma a implantação do novo sistema

2/4/12

A partir de hoje começa a valer a obrigatoriedade do uso do relógio eletrônico de ponto (REP) com impressão do comprovante de registro. Isso vale para todas as empresas que utilizam o sistema de ponto eletrônico no controle da jornada de trabalho dos funcionários, seja nas áreas da indústria, serviços ou comércio em geral, incluindo, entre outros, os setores de finanças, de transportes, comércio em geral, de construção, de energia, de comunicações, de saúde e de educação.

A obrigatoriedade da implantação do novo sistema foi confirmada pelo Ministério do Trabalho e pela Casa Civil da Presidência da República. Em 28 de dezembro de 2011, após várias prorrogações, o ministério publicou a portaria nº 2.686 no Diário Oficial da União, que determinou a obrigação do novo sistema a partir de 2 de abril.

Para as empresas que mantêm controle mecânico (relógio cartográfico) ou manual (livro ou cartão) do ponto, a indicação é que, por lei, não precisam mudar o sistema. No momento, cerca de 5% de todas as companhias no Brasil estão utilizando o sistema, ou seja, por volta de 7,5 milhões de empresas, a estimativa é de que em torno de 450 mil estão utilizando o ponto eletrônico.

Os relógios eletrônicos de ponto possuem algumas obrigações, tais como:

  • Registro no Inmetro;
  • Registro no CAREP;
  • Memória de trabalho;
  • Memória Fiscal;
  • Impressão do comprovante de registro com dados da empresa, funcionário, data e hora da marcação.

As marcações dos funcionários podem ser realizadas por senhas, código de barras ou até crachás com proximidade.

Pela lei, a partir do dia 1º de junho, o novo equipamento de ponto eletrônico também deverá passar a valer para as empresas que exploram as atividades agro-econômicas, além disso, a partir do dia 3 de setembro de 2012 também será obrigatório para as empresas de pequeno porte e microempresas.

Fonte: Portal JusBrasil acesso em 2 de abril de 2012

Confira outros artigos

REP-P

As Vantagens do REP-P: 6 Razões para Adotar Este Sistema Moderno de Controle de Ponto

Continuar Lendo
Inteligência Artificial no RH

A Revolução da Inteligência Artificial no Setor de Recursos Humanos

Continuar Lendo
Controle de Ponto no Home Office

Controle de Ponto no Home Office: Normas e Funcionamento

Continuar Lendo
A Insoft4

A Insoft4 está há mais de 20 anos desenvolvendo soluções completas para controle de ponto eletrônico e acesso para empresas de todos os portes e segmentos do mercado.

Conheça o blog da Insoft4

Sejam indústrias, hospitais, universidades, redes de varejo e muito mais, a Insoft4 tem o produto ideal para facilitar as tarefas de RH e garantir mais segurança e simplicidade para as rotinas de acesso de cada negócio.

Movida pelos objetivos de inovar e crescer, a empresa sempre priorizou ter em sua
equipe profissionais especialistas e em constante atualização de conhecimentos.

Disponibilizamos não apenas produtos de excelente qualidade, mas também um serviço completo em todos os sentidos para os clientes.

Ilustração de relógio
Receba nossas novidades
OK - Email cadastrado!
Oops! Algo está errado.