Ponto Eletrônico Online: Conheça mais sobre o sistema e suas vantagens

7/7/22

Controlar a frequência dos funcionários é um trabalho difícil que exige um sistema a ser utilizado. O problema é que muitos donos de negócios já possuem diversos sistemas complexos para cuidar, sejam os de atuação da própria empresa ou os usados no dia a dia.

Para controlar a frequência de entrada, horários de almoço e saída dos seus colaboradores, muitos empresários acabam adotando métodos mais ultrapassados de controle, por falta de conhecimento ou orçamento para investir em um sistema digital.

A aplicação de um sistema de frequência pode vir a ser complicado, ainda mais em empresas de pequeno porte. Porém, estamos aqui para apresentar uma solução que pode ser interessante para você, dono de uma pequena empresa, o ponto eletrônico online. Boa leitura!

O que é o ponto eletrônico online

O controle de ponto eletrônico online é uma maneira mais prática e moderna de realizar o monitoramento de ações relacionadas a jornada dos funcionários dentro da empresa. Por um sistema web, é possível monitorar quantos funcionários registraram o início do trabalho, suas faltas, ocorrências, justificativas, espelho de ponto e enviar todos esses dados para a folha de pagamento. Esse software une todas as marcações dos colaboradores, sejam elas provenientes de relógio eletrônico de ponto (REP), ou outras soluções mais modernas, como o ponto mobile.

O Ponto Mobile é uma parte importante do ponto eletrônico online, além dos registros de frequência, é possível ter acesso a informações, justificativas e muito mais. Do lado do funcionário, ele consegue fazer as marcações de qualquer lugar, verificar saldo de horas e registrar justificativas. Já para o gestor, além dos seus registros ele consegue coletar o de seus funcionários, aprovar justificativas e acessar informações de frequência de todos da sua equipe. Lembrando que, por exigência da legislação, a coleta de marcações deve acontecer mesmo que o telefone do colaborador esteja sem conexão com a internet.

Todos os registros sobre horários, seja os de REPs ou mobile, são armazenados diariamente e são somados para dar o dado final sobre a jornada diária do colaborador. Os dados e informações podem ser consultados a qualquer momento, de qualquer dispositivo.

Principais vantagens do ponto online

O ponto online é um sistema moderno de controle de frequência e se você busca agilizar seu controle ou investir em um que possa te trazer praticidade e economia a sua empresa essa é uma boa opção.

Para mostrar ainda mais como o ponto eletrônico é uma oportunidade para você adquirir um sistema completo e prático de controle de jornada, nós falaremos um pouco sobre algumas vantagens do sistema.

1- Diminuição dos gastos

Essa é uma preocupação presente em todas as empresas, não é mesmo? Poder diminuir os gastos é importante para a gestão de toda empresa e com o ponto eletrônico online é possível reduzir gastos com suas ações operacionais.

A má gestão da jornada dos funcionários por conta da falta de um sistema de controle ou por um gerenciamento ineficiente desse controle de jornada pode levar a erros de cálculos nas horas dos funcionários e até a fraudes, pois sem a devida segurança do sistema, ninguém pode garantir que não haverá marcação de horas indevidas. Tudo isso pode prejudicar tanto a empresa em si, quanto os funcionários que trabalham nela.

Além desses problemas e custos, ainda tem a dificultação do trabalho do RH/DP, o que também tem altos custos para as empresas.

A facilidade que a gestão feita pelo ponto online proporciona evita fraudes e proporciona mais produtividade e redução dos gastos separados para os problemas listados acima.

2- Acompanhamento em tempo real no home office

Com a rápida ascensão do modelo de trabalho home office, por conta da digitalização das empresas e também em grande parte pela pandemia do coronavírus, o controle de frequência acabou se tornando um grande problema para empresas que tiveram que se adaptar rapidamente a esse novo modelo de jornada.

Empresas que possuíam controle de frequência físico por meio de relógios de ponto, não conseguiam as informações sobre a jornada dos funcionários e essa é uma grande vantagem do ponto online.

Sua capacidade de descentralizar a batida de ponto dos funcionários traz mais segurança para eles próprios e também para a empresa. Os funcionários marcam o ponto pelos dispositivos deles que estão cadastrados no sistema e o RH monitora toda a jornada de forma remota, em tempo real e de qualquer lugar. Por isso o Ponto Eletrônico Online é a melhor opção para empresas que fazem uso do modelo home office ou trabalho híbrido.

3- Automatização nos processos do RH

Ter que fazer todas as tarefas manualmente é trabalhoso e ineficaz, inclusive para o RH das empresas. Ao adotar um sistema de controle de ponto eletrônico online, o setor de Recursos Humanos ganha um aliado no seu trabalho.

Com o sistema de ponto online, o fechamento de ponto se tornará algo menos complexo e mais ágil. As informações vão se encontrar mais organizadas, detalhadas e além de tudo, poderão ser acessadas a qualquer momento, inclusive em tempo real.

Não ter que lidar com vários sistemas ao mesmo tempo também é um benefício do ponto online, sua praticidade é uma vantagem que deveria ser levada em conta na hora de tomar uma decisão sobre o sistema de controle de frequência a ser utilizado.

Cálculo automático de horas, lançamento de atestados e dispensas, controle de banco de horas e exportação para a folha de pagamento de forma fácil são algumas das ações que extraem o máximo do sistema e otimizam o trabalho do setor de RH.

Essas foram algumas das várias vantagens do ponto eletrônico online. Esperamos que tenha entendido mais sobre o assunto e se precisar de mais informações ou quiser saber mais sobre o Ponto Soft estamos ansiosos pelo seu contato.

Confira outros artigos

Ponto eletrônico para pequenas empresas

Ponto eletrônico para pequenas empresas: qual escolher?

Continuar Lendo
Desafios ponto facial

Desafios e soluções do ponto eletrônico com reconhecimento facial

Continuar Lendo
Tolerância de atraso

Tolerância de atraso: como fica o registro de ponto?

Continuar Lendo
A Insoft4

A Insoft4 está há mais de 20 anos desenvolvendo soluções completas para controle de ponto eletrônico e acesso para empresas de todos os portes e segmentos do mercado.

Conheça o blog da Insoft4

Sejam indústrias, hospitais, universidades, redes de varejo e muito mais, a Insoft4 tem o produto ideal para facilitar as tarefas de RH e garantir mais segurança e simplicidade para as rotinas de acesso de cada negócio.

Movida pelos objetivos de inovar e crescer, a empresa sempre priorizou ter em sua
equipe profissionais especialistas e em constante atualização de conhecimentos.

Disponibilizamos não apenas produtos de excelente qualidade, mas também um serviço completo em todos os sentidos para os clientes.

Ilustração de relógio
Receba nossas novidades
OK - Email cadastrado!
Oops! Algo está errado.