Vantagens do Ponto Eletrônico

13/7/22

Pela legislação trabalhista brasileira, toda empresa com mais de 20 funcionários deve realizar a anotação da jornada de trabalho, o ponto eletrônico é a solução ideal para isso. Muitos acreditam que realizar a gestão de frequência dos colaboradores é algo complicado, porém não precisa ser assim, ao tornar esse processo eletrônico, além do ganho de tempo, é possível economizar e ter mais segurança jurídica.

Como Funciona o Ponto Eletrônico?

O Ponto Eletrônico está previsto em lei pela portaria nº 671/2021 do MTP, que estipula 3 opções para coleta de registro de ponto, que é forma com que os colaboradores vão informar quando iniciaram e terminaram sua jornada:

  • REP-C: O relógio eletrônico de ponto convencional, um aparelho que precisa estar na sede da empresa e coleta as marcações por aproximação de crachá, código de barras, senhas, biometria ou até identificação facial em modelos mais modernos. Necessariamente deve ser impresso um comprovante de registro.
  • REP-A: As formas alternativas de registro de ponto são inúmeras, caracterizadas por sistemas ou aparelhos que coletam fielmente as marcações, porém não precisam emitir comprovantes.
  • REP-P: O registro de ponto por programa é a forma mais moderna e segura de coletar as marcações dos funcionários. Nesse modelo é possível utilizar aplicativos ou programas de computador para marcar o ponto de funcionários, é necessária a emissão de um comprovante ao final.

Além dos coletores de marcação, o Ponto Eletrônico depende de um programa para tratamento desses registros. Esse sistema une todas as marcações dos colaboradores no período, verifica se há alguma inconsistência ou tratamentos necessários, então emite o espelho de ponto e passa os dados para a folha de pagamento.

Agora que já sabemos como funciona o Ponto Eletrônico, vamos conferir as suas vantagens:

Agilidade: Com o Ponto Eletrônico é possível ter um fechamento de ponto rápido e ágil. Todos os registros de frequência, justificativas, horas extras e saldo banco de horas ficam centralizados em um só sistema, que junta todas essas informações, gera o espelho de ponto e envia os eventos para a folha de pagamento. Tudo isso automatizado, o rh apenas se preocupa em rodar os processos e realizar tratamento de ponto quando houver inconsistência, a qual já será avisada pelo sistema. Ou seja, não é necessário controlar planilhas ou transcrever dados do livro ponto ou cartão para um sistema.

Segurança jurídica: O Ponto Eletrônico é a forma mais segura de realizar a gestão de frequência dos funcionários, isso porque ele garante a confiabilidade dos dados, previne fraudes e fornece todas as informações no caso de processos trabalhistas. Apenas com o Ponto Eletrônico é possível garantir a veracidade dos dados de frequência dos funcionários.

Economia: Por fim, o Ponto Eletrônico gera economia na empresa, tanto de tempo como financeira. Ao utilizar esse modelo, não é necessário comprar os cartões de ponto ou o livro, além disso, ao utilizar a coleta de marcações por app, não existe nenhum gasto com equipamento. Como o Ponto Eletrônico auxilia na confirmação dos dados em caso de processos trabalhistas, pode proteger a empresa de pagar indenizações indevidas. Além de tudo isso, o RH tem economia de tempo, podendo focar em outros assuntos pertinentes como o bem-estar dos funcionários e benefícios.


Quer ter mais economia, segurança e agilidade no seu processo de ponto? Contrate o Ponto Soft, o sistema de ponto mais completo do mercado.

Confira outros artigos

Ponto eletrônico para pequenas empresas

Ponto eletrônico para pequenas empresas: qual escolher?

Continuar Lendo
Desafios ponto facial

Desafios e soluções do ponto eletrônico com reconhecimento facial

Continuar Lendo
Tolerância de atraso

Tolerância de atraso: como fica o registro de ponto?

Continuar Lendo
A Insoft4

A Insoft4 está há mais de 20 anos desenvolvendo soluções completas para controle de ponto eletrônico e acesso para empresas de todos os portes e segmentos do mercado.

Conheça o blog da Insoft4

Sejam indústrias, hospitais, universidades, redes de varejo e muito mais, a Insoft4 tem o produto ideal para facilitar as tarefas de RH e garantir mais segurança e simplicidade para as rotinas de acesso de cada negócio.

Movida pelos objetivos de inovar e crescer, a empresa sempre priorizou ter em sua
equipe profissionais especialistas e em constante atualização de conhecimentos.

Disponibilizamos não apenas produtos de excelente qualidade, mas também um serviço completo em todos os sentidos para os clientes.

Ilustração de relógio
Receba nossas novidades
OK - Email cadastrado!
Oops! Algo está errado.