4 dicas para mais segurança jurídica no seu controle de ponto

Bonequinhos de papel ligados pelos braços
9/3/23

O controle de ponto é obrigatório para empresas com mais de 20 funcionários e possui diversas regras definidas por leis e portarias. Manter a segurança jurídica nesse processo significa estar adequado com a legislação trabalhista, mas além disso, proteger a empresa e os funcionários.

Sabendo disso, separamos 4 dicas para ajudar sua empresa a estar mais segura juridicamente, confira:

Controle de ponto remoto

A jornada de trabalho híbrida, trabalho 100% remoto ou até funções que envolvam viagens e saídas exigem certa flexibilidade no controle de ponto. Muitas vezes as empresas abandonam o registro nesses casos e pedem para o funcionário justificar o ponto depois, o que pode tirar a credibilidade e causar problemas.

Por isso, o controle de ponto remoto, em aplicativos, por exemplo, é ideal para manter a segurança.

REP-p

Ainda sobre o registro de ponto, que é o início de todo controle de frequência, o REP-P tem se colocado como uma alternativa ideal. O Registro Eletrônico de Ponto por Programa é uma novidade que permite novos dispositivos de registro de ponto, ou mesmo aplicativos de smartphone e tablets, além de programas de computador, não importa a plataforma, tudo isso com alto nível de segurança.

Validação da jornada

A validação da jornada nada mais é do que comparar o que foi efetuado nos registros com o que é previsto (baseado no horário de trabalho contratual) e emitir alertas sobre isso. Essa comparação pode ser de extrema importância para a empresa, que não fica dependente do funcionário lembrar de efetuar uma justificativa, incluir um atestado ou mesmo avisar que esqueceu.

Isso evita que o fechamento de ponto seja feito de forma equivocada e futuras reclamações.

Correção pós fechamento

Essa questão também é relacionada com o item acima, imagine que você fechou o ponto de um funcionário e ele não entregou atestado mesmo quando solicitado, mas depois, ao receber a folha, lembrou e entregou o documento. Muitas vezes as empresas realizam esse ajuste “por fora”, o que não é o ideal já que não tem a confirmação de que o dia do atestado foi pago da forma correta. Por isso, a possibilidade de ajustar o espelho de ponto após o pagamento e gerar de forma 100% registrada todos os acréscimos ou decréscimos.

O Ponto Soft é uma solução que resolve todas as ações citadas acima, faça o teste grátis agora mesmo!

Confira outros artigos

REP-P

As Vantagens do REP-P: 6 Razões para Adotar Este Sistema Moderno de Controle de Ponto

Continuar Lendo
Inteligência Artificial no RH

A Revolução da Inteligência Artificial no Setor de Recursos Humanos

Continuar Lendo
Controle de Ponto no Home Office

Controle de Ponto no Home Office: Normas e Funcionamento

Continuar Lendo
A Insoft4

A Insoft4 está há mais de 20 anos desenvolvendo soluções completas para controle de ponto eletrônico e acesso para empresas de todos os portes e segmentos do mercado.

Conheça o blog da Insoft4

Sejam indústrias, hospitais, universidades, redes de varejo e muito mais, a Insoft4 tem o produto ideal para facilitar as tarefas de RH e garantir mais segurança e simplicidade para as rotinas de acesso de cada negócio.

Movida pelos objetivos de inovar e crescer, a empresa sempre priorizou ter em sua
equipe profissionais especialistas e em constante atualização de conhecimentos.

Disponibilizamos não apenas produtos de excelente qualidade, mas também um serviço completo em todos os sentidos para os clientes.

Ilustração de relógio
Receba nossas novidades
OK - Email cadastrado!
Oops! Algo está errado.