Absenteísmo no trabalho: O que é, como isso impacta sua empresa e como evitar

bonecos em fila com um faltando
23/9/22

Saber como lidar com as faltas dos funcionários e o que isso pode trazer de impacto na produtividade empresarial são pontos fundamentais para uma boa administração dos colaboradores e do trabalho de RH.

Só que para esse trabalho de RH ser bem feito, as empresas precisam entender um pouco mais sobre o absenteísmo no trabalho.

Por isso, o pessoal do Ponto Soft fez um artigo interessante sobre o tema. Fique com o nosso material sobre absenteísmo no trabalho: O que é, como isso impacta sua empresa e como evitar.

O que é?

O conceito de absenteísmo no trabalho consiste em um período de faltas constantes e que já acontecem há muito tempo por parte de alguns trabalhadores numa empresa.

Quanto mais o mercado de trabalho cresce, maior é a quantidade de oportunidades que existem para os profissionais. Com esse crescimento do mercado, ficou nítido que os trabalhadores estão sempre em busca de satisfação no trabalho e melhores condições de vida decorrentes da sua função exercida.

Essa quantidade de oportunidades do mercado acaba levando os profissionais a simplesmente trocarem de empresa se não estiverem satisfeitos, ao invés de continuar com um plano de carreira. Fato esse, que pode causar muitos problemas de produtividade e ausência dos colaboradores.

O absenteísmo pode ser causado por diversos fatores, tais quais:

  • Doenças e enfermidades;
  • Motivos pessoais;
  • Dificuldades financeiras;
  • Dificuldades de transporte;
  • Estresse;
  • Pressão;
  • Entre outros.

Para que serve o índice de absenteísmo no trabalho?

O absenteísmo também serve como um termómetro dos problemas insistentes entre os funcionários e que podem levar colaboradores a faltarem ou até saírem da empresa. Muitos desses problemas estão relacionados ao jeito como os funcionários são tratados por colegas e chefia, doenças ocupacionais e más condições de trabalho.

As faltas em excesso de funcionários podem impactar a produtividade geral da empresa, mas o absenteísmo também pode ser bom para a melhora organizacional da empresa.

O levantamento dos motivos pelos quais funcionários estão faltando demasiadamente pode proporcionar um diagnóstico preciso de o que a empresa precisa melhorar para que a retenção e produtividade dos colaboradores aumente.

O absenteísmo começa a ser prejudicial de verdade quando o diagnóstico é feito, mudanças são implementadas, mas mesmo assim ele continua alto.

Estratégias para diminuir o índice de absenteísmo na sua empresa

Quando sua empresa estiver no caso específico de ter tentado realizar mudanças que não geraram algum efeito positivo, chegou a hora de utilizar estratégias para reduzir o absenteísmo, como:

  • Avaliar o Fit Cultural de novos candidatos para vagas da empresa;
  • Criar programas de incentivo a assiduidade;
  • Aprimorar a transparência da comunicação interna;
  • Investir no bem-estar dentro do ambiente corporativo;
  • Conversar de forma franca com os colaboradores sobre pontos fortes e fracos do seu trabalho.

O absenteísmo no trabalho serve como um índice para a melhora organizacional. Crie um diagnóstico detalhado sobre os motivos das ausências recorrentes dos funcionários e utilize nossas dicas de estratégias, você pode ter certeza que sua produtividade irá aumentar.

Esperamos que tenha gostado do conteúdo! Para mais informações e artigos sobre administração, ponto eletrônico, RH e temas relacionados ao segmento, acompanhe o blog da Insoft4. Obrigado pela leitura!

Confira outros artigos

atraso injustificado

Posso demitir o colaborador por atraso injustificado?

Continuar Lendo
Validação de horas extras

Validação de horas extras: O que é e como funciona?

Continuar Lendo
contratação de mei

Contratação de MEI: conheça a modalidade e as regras

Continuar Lendo
A Insoft4

A Insoft4 está há mais de 20 anos desenvolvendo soluções completas para controle de ponto eletrônico e acesso para empresas de todos os portes e segmentos do mercado.

Conheça o blog da Insoft4

Sejam indústrias, hospitais, universidades, redes de varejo e muito mais, a Insoft4 tem o produto ideal para facilitar as tarefas de RH e garantir mais segurança e simplicidade para as rotinas de acesso de cada negócio.

Movida pelos objetivos de inovar e crescer, a empresa sempre priorizou ter em sua
equipe profissionais especialistas e em constante atualização de conhecimentos.

Disponibilizamos não apenas produtos de excelente qualidade, mas também um serviço completo em todos os sentidos para os clientes.

Ilustração de relógio
Receba nossas novidades
OK - Email cadastrado!
Oops! Algo está errado.