Acabe com a fila para bater ponto: soluções para um controle de jornada eficiente!

pessoas em fila
31/3/25

A fila para bater ponto já faz parte do dia a dia de muitos colaboradores, é comum chegar na empresa, pegar uma fila que dura vários minutos, registrar o ponto, colocar o comprovante no bolso e sair. Nesse processo o funcionário já perdeu tempo precioso da sua jornada, além de causar desorganização na empresa.

Entretanto, a fila para bater ponto não precisa existir. O mercado de ponto eletrônico já fornece múltiplas soluções ágeis para o registro de jornada. Nesse artigo, vamos falar mais sobre as tão famosas filas para bater ponto e das soluções para eliminá-las.

O que é controle de jornada?

O controle de jornada é a anotação do horário de início e fim do expediente de trabalho de um colaborador, que ao final do mês impacta diretamente em seu salário. Manter esse controle é uma obrigação legal para empresas com 20 ou mais funcionários, conforme a CLT.

É pelo controle de jornada que são contabilizadas as horas trabalhadas, extras, atrasos, faltas, compensações e adicionais noturnos. Ou seja, esse processo impacta diretamente a remuneração do funcionário, implicando em adicionais ou descontos.

É dos setores de RH e DP a responsabilidade por realizar o controle de jornada, com os cálculos, justificativas e envio de dados para a folha de pagamento. Além disso, é necessário fornecer para o funcionário um meio de registro de ponto.

Quais as formas de controle de jornada?

Existem múltiplas formas de controle de jornada permitidas pela CLT, cada uma com características próprias, conheça:

Ponto Manual – Livro Ponto: O Ponto manual é feito por um livro ponto, no qual cada funcionário anota seu horário de chegada, intervalos e posteriormente a saída, depois assina cada dia. Ao final de um período o RH precisa transpor essas anotações e realizar o cálculo manual do fechamento, para enviar a folha de pagamento.

Ponto Mecânico - Relógio Cartográfico: O ponto mecânico é realizado pelos relógios cartográficos, os primeiros modelos que tentaram modernizar o trabalho manual. Nessa forma, cada funcionário possui uma ficha de ponto, que coloca dentro de um relógio para marcar o horário, tudo isso de forma mecânica. Ao final de um período o setor de RH coleta todos os cartões e, novamente, precisa transpor manualmente e realizar os cálculos para a folha.

Ponto Eletrônico:

O ponto eletrônico conta com múltiplas formas para registrar os horários, entretanto, em todas elas o RH conta com um sistema automatizado para realizar os cálculos e enviar para a folha de pagamento.

Relógios convencionais: O relógio convencional é aquele que imprime o ticket de comprovante de ponto, o registro pode ser bela digital, cartões de aproximação, código de barras e até senhas.

Reconhecimento Facial: O reconhecimento facial é um meio de registro de ponto que utiliza terminais, conectados à internet e integrados a um sistema em nuvem. Nesse modelo o comprovante de registro é online, acessado por um app ou um portal web, além de todas as marcações serem integradas em tempo real.

Aplicativos de ponto: Os aplicativos de ponto são a solução ideal para mobilidade. Cada funcionário possui um acesso para registro e consulta do comprovante online, podendo incluir funcionalidades de consulta do espelho de ponto e inclusão de justificativas. Os aplicativos podem contar com múltiplas funções, inclusive permitindo registro via QR Code.

Registro de ponto web: No registro de ponto web o colaborador precisa acessar uma plataforma online para realizar suas marcações. Nesse modelo os comprovantes também são acessados pela plataforma e os registros integrados em tempo real.

Agora que já sabemos o principal sobre controle de jornada e os meios para registro de ponto, vamos finalmente desvendar as filas para bater o ponto.

Por que forma fila para bater o ponto?

A fila para bater o ponto é formada por dois principais motivos: Um meio de registro que seja lento e poucos equipamentos distribuídos pela quantidade de funcionários. Por essas razões são formadas aquelas longas filas nos principais horários de entrada e saída dos funcionários.

Uma forma de registro lenta pode ser tanto o registro manual, mecânico ou até o ponto convencional. Nos relógios que emitem o comprovante, é comum causar alguma falha de impressora ou demoras, que aumentam o tempo de registro por funcionário. Além disso, modalidades de registro como a digital dos dedos, senhas e cartões com código de barras apresentam múltiplas falhas, é comum o funcionário precisar tentar mais de uma vez para finalmente efetivar o registro.

Além disso, as empresas precisam ter uma boa distribuição de quantidade de equipamentos por quantidade de funcionários.

Como evitar a fila para bater o ponto?

Para evitar a fila para bater o ponto é necessário utilizar métodos de registro ágeis e ter uma boa distribuição de equipamentos. Uma das melhores opções, em empresas que precisam de um local fixo de registro, é o ponto por reconhecimento facial, em que cada registro leva menos de 1 segundo.

Caso o negócio permita mobilidade, o Ponto por App é uma ótima opção, pois cada funcionário pode realizar suas marcações pelo seu próprio smartphone ao chegar na empresa, o setor de RH ganha também os dados de geolocalização.  

A distribuição de quantidade de equipamentos por funcionários varia conforme a agilidade de cada solução. Quanto mais ágil a forma de registro, menos equipamentos são necessários.

Vantagens do ponto eletrônico

O ponto eletrônico é a melhor solução para evitar filas nos horários de pico, mas ele também conta com outras vantagens, como:

Automação para o RH: A automação para o RH permite agilidade nos cálculos e informações em tempo real. Atrasos, faltas e adicionais são informados logo quando ocorrem. Isso tudo reduz o trabalho manual e dá mais tempo para o trabalho estratégico.

Assertividade de processos: A assertividade é um grande benefício que vem com a automação, o ponto eletrônico elimina erros humanos. Isso tudo causa maior confiança dos funcionários.

Conformidade trabalhista: Um controle de ponto eletrônico permite ter a gestão completa da conformidade trabalhista, seja em relação a CLT, Portarias, legislação local, acordos e convenções.

O Ponto Soft é a solução que vai eliminar as filas para marcar ponto em sua empresa, fale com nossa equipe!

Confira outros artigos

capacete amarelo sobre tabua de madeira

Entenda os Passos Essenciais para Fechar o Ponto sem Atrasos e Riscos Trabalhistas

Continuar Lendo
homem digitando em notebook

Gestão de Riscos Psicossociais: Por Que Sua Empresa Não Deve Esperar o Prazo Final da NR-1

Continuar Lendo
tablet com graficos

Tendências de RH para 2026: Os Novos caminhos da gestão de pessoas de forma estratégica

Continuar Lendo
A Insoft4

A Insoft4 está há mais de 20 anos desenvolvendo soluções completas para controle de ponto eletrônico e acesso para empresas de todos os portes e segmentos do mercado.

Conheça o blog da Insoft4

Sejam indústrias, hospitais, universidades, redes de varejo e muito mais, a Insoft4 tem o produto ideal para facilitar as tarefas de RH e garantir mais segurança e simplicidade para as rotinas de acesso de cada negócio.

Movida pelos objetivos de inovar e crescer, a empresa sempre priorizou ter em sua
equipe profissionais especialistas e em constante atualização de conhecimentos.

Disponibilizamos não apenas produtos de excelente qualidade, mas também um serviço completo em todos os sentidos para os clientes.

Ilustração de relógio
Receba nossas novidades
OK - Email cadastrado!
Oops! Algo está errado.