Carnaval é considerado feriado?

Máscaras de carnaval cobertas de glitter
18/1/23

O carnaval é uma época de festa e folia, nós sabemos disso.  Porém, muitos gestores possuem dúvidas grandes sobre o carnaval: “Esse período dura quantos dias, é um feriado e como funcionam as folgas”?  

Fique até o final desse artigo que o pessoal da Insoft4 vai ajudar a responder todas essas dúvidas com um material completo sobre o assunto. Boa leitura!

O carnaval é feriado?

Vamos começar pela dúvida mais frequente, será que o carnaval é feriado?  

O fato de ser uma data tão presente na cultura brasileira nos leva a pensar que o carnaval é feriado, mas não, essa data não pode ser considerada um feriado porque nunca existiu um decreto oficial que declarasse essa festa como tal.

Portanto, mesmo que você ganhe folga ou dê um dia de descanso para seus colaboradores festejarem não ache que isso deve acontecer por conta de um decreto.

O carnaval é uma data celebrada em alguma terça-feira do mês de fevereiro, ou seja, diferente dos feriados fixos, o dia para aproveitar a folia varia nos anos.

Essa data pode ser considerada um ponto facultativo e não um feriado. Portanto, cabe a empresa decidir se irá conceder o dia de folga para seus funcionários.

O ponto facultativo acontece a partir de um decreto federal, estadual ou municipal no Diário Oficial. Esses pontos facultativos podem ser impostos pelo governo federal, mas cada estado ou munícipio possui a liberdade de acatar ou não a essa orientação.

A diferença entre folga por conta de feriado e ponto facultativo é que nos feriados a dispensa é obrigatória. Se o trabalhador tiver que comparecer e trabalhar ele deve receber o dobro pelo dia.

Nos pontos facultativos, os funcionários públicos da instância que declarou o ponto não trabalham. Agora, no âmbito privado, cabe às organizações decidirem.

Esperamos que tenha gostado do assunto! Ter um bom controle de horas em caso de folgas é importante para manter a empresa de acordo com a legislação trabalhista e não existe ferramenta melhor para garantir isso do que o sistema Ponto Soft.  

Acesse o link e conheça o software de controle de jornada que está revolucionando a gestão empresarial.

Confira outros artigos

Ponto eletrônico para pequenas empresas

Ponto eletrônico para pequenas empresas: qual escolher?

Continuar Lendo
Desafios ponto facial

Desafios e soluções do ponto eletrônico com reconhecimento facial

Continuar Lendo
Tolerância de atraso

Tolerância de atraso: como fica o registro de ponto?

Continuar Lendo
A Insoft4

A Insoft4 está há mais de 20 anos desenvolvendo soluções completas para controle de ponto eletrônico e acesso para empresas de todos os portes e segmentos do mercado.

Conheça o blog da Insoft4

Sejam indústrias, hospitais, universidades, redes de varejo e muito mais, a Insoft4 tem o produto ideal para facilitar as tarefas de RH e garantir mais segurança e simplicidade para as rotinas de acesso de cada negócio.

Movida pelos objetivos de inovar e crescer, a empresa sempre priorizou ter em sua
equipe profissionais especialistas e em constante atualização de conhecimentos.

Disponibilizamos não apenas produtos de excelente qualidade, mas também um serviço completo em todos os sentidos para os clientes.

Ilustração de relógio
Receba nossas novidades
OK - Email cadastrado!
Oops! Algo está errado.