Compensações diárias: O que é e como controlar

Pessoa calculando
27/1/23

No dia a dia é comum haver a necessidade de flexibilidade nos horários de trabalho e no controle de ponto. Negociações entre colaborador e empregador podem gerar alterações pontuais na jornada diária, que devem ser formalizadas e controladas.

A gestão das compensações diárias permite e facilita todo esse processo, nesse artigo vamos explicar como tudo isso funciona!

O que são as compensações diárias?

As compensações diárias são trocas simples de dias de folga, como por exemplo:

  • Troca do dia de feriado;
  • Horas excedentes trabalhadas em um dia para “emendar” um feriado;
  • Horas excedentes trabalhadas em um dia para reduzir de outro, conforme acordado.

Essas compensações são utilizadas quando não há acordos de banco de horas, então o funcionário não possui essa flexibilidade de jornada de trabalho. Além disso, também são utilizadas para as trocas de feriados, pois para isso deve haver acordos específicos deixando claro qual dia o funcionário irá ter o dia de folga.

Como aplicar compensações diárias na empresa?

A principal questão para utilizar as compensações diárias é manter todas as negociações formalizadas, com os “de acordo” da empresa, do colaborador e do sindicato, quando necessário. Além disso, o controle assertivo e auditável de que a negociação foi cumprida também é uma obrigação.

Apenas com esses dois passos as empresas conseguem realizar esse tipo de negociação sem a preocupação com problemas legais.

Como controlar as compensações diárias?

Como vimos, o controle da aplicação das compensações diárias é uma parte extremamente importante, pois certifica que a empresa cumpriu com o que foi negociado. Isso evita reclamações trabalhistas, além de dar provas de defesa caso ocorra algum processo.

Para fazer tudo isso com segurança jurídica é importante que sejam utilizados meios oficiais e conhecidos pelo funcionário, o software de controle de ponto é a melhor opção. Ou seja, nada de controles por planilhas ou outros meios informais, já que podem ser facilmente questionados.

Por isso, o Ponto Soft permite o controle das compensações diárias, garantindo todas as vantagens da segurança jurídica do ponto eletrônico no dia a dia e também nas negociações pontuais.

Quer ter todas essas vantagens? Faça o teste grátis da nossa solução!  

Clique aqui!

E se preferir, entre em contato com nossa equipe para saber mais sobre essa funcionalidade.

Confira outros artigos

Ponto eletrônico para pequenas empresas

Ponto eletrônico para pequenas empresas: qual escolher?

Continuar Lendo
Desafios ponto facial

Desafios e soluções do ponto eletrônico com reconhecimento facial

Continuar Lendo
Tolerância de atraso

Tolerância de atraso: como fica o registro de ponto?

Continuar Lendo
A Insoft4

A Insoft4 está há mais de 20 anos desenvolvendo soluções completas para controle de ponto eletrônico e acesso para empresas de todos os portes e segmentos do mercado.

Conheça o blog da Insoft4

Sejam indústrias, hospitais, universidades, redes de varejo e muito mais, a Insoft4 tem o produto ideal para facilitar as tarefas de RH e garantir mais segurança e simplicidade para as rotinas de acesso de cada negócio.

Movida pelos objetivos de inovar e crescer, a empresa sempre priorizou ter em sua
equipe profissionais especialistas e em constante atualização de conhecimentos.

Disponibilizamos não apenas produtos de excelente qualidade, mas também um serviço completo em todos os sentidos para os clientes.

Ilustração de relógio
Receba nossas novidades
OK - Email cadastrado!
Oops! Algo está errado.