Controle de jornada: O que é e como fazer?

Controle de jornada: O que é e como fazer?
24/8/23

O controle de jornada de trabalho é uma prática essencial para cumprir as normas trabalhistas e assegurar o registro correto das horas trabalhadas pelos funcionários. Além de evitar problemas trabalhistas, o controle de jornada é uma fonte confiável para aprimorar a gestão de recursos humanos e garantir a precisão dos registros de ponto. Separamos algumas dicas e explicaremos tudo sobre o controle de jornada neste artigo. Confira!

O que é Controle de jornada?

O controle de jornada de trabalho é uma prática essencial para as empresas que desejam cumprir as normas trabalhistas, assegurar o registro correto das horas de trabalho dos funcionários e evitar problemas futuros. Além disso, essa prática contribui para criar um ambiente de trabalho mais saudável e garantir a qualidade de vida dos colaboradores.

O controle de jornada envolve o registro dos horários de entrada e saída dos funcionários, bem como dos intervalos de lanche ou refeição, horas extras e faltas. Essas informações são fundamentais para calcular a carga horária diária e semanal, além de garantir o pagamento adequado das horas trabalhadas, especialmente em situações de trabalho além do horário normal.

O que diz a lei?

O registro correto da jornada de trabalho é uma obrigação estabelecida em lei para empresas com mais de 20 funcionários, e sua implementação interfere diretamente em diversos processos internos, como o controle de absenteísmo, de escalas e no cálculo da folha de pagamento.

A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) especifica que uma jornada diária de trabalho deve ser de até oito horas diárias, limitadas a 44 horas semanais. Quanto às horas extras, a legislação prevê que o trabalhador pode realizar até duas horas a mais de trabalho por dia, com acréscimo de 50% se for em dias normais e de 100% nos domingos e feriados.

O controle de jornada é fundamental para garantir a segurança nas relações de trabalho, evitar ações trabalhistas e permitir uma gestão mais eficiente dos recursos humanos. Além disso, contribui para o bem-estar dos colaboradores, evitando excesso de trabalho e problemas de saúde física e emocional.

Micro e pequenas empresas entram nessa regra?

Empresas com mais de 20 funcionários são obrigadas a adotar sistemas de controle de jornada de trabalho, que podem ser feitos de forma manual, mecânica ou eletrônica. O controle eletrônico é uma opção moderna e eficiente, permitindo maior segurança, transparência e precisão nas informações.

Onde encontrar um software de Controle de Jornada?

Nós da Insoft4 oferecemos uma solução completa para o controle de ponto e jornada de trabalho, o Ponto Soft. Esse sistema proporciona às empresas o gerenciamento eficiente da frequência dos funcionários, controle de troca de horários de trabalho, banco de horas, horas extras, horas noturnas, justificativas de ausências, escalas, turnos e revezamentos, informações de todas as empresas do mesmo grupo econômico e filiais, além de gestão de mão de obra e eficiência de funcionários, equipes e centros de custo.

Com o Ponto Soft, as empresas têm à sua disposição um controle de ponto completo e confiável, que permite acompanhar e analisar a jornada de trabalho dos colaboradores de forma precisa, evitando problemas trabalhistas e garantindo a conformidade com a legislação vigente.

Entre em contato conosco e saiba mais como o Ponto Soft pode transformar sua empresa!

Confira outros artigos

Ponto eletrônico para pequenas empresas

Ponto eletrônico para pequenas empresas: qual escolher?

Continuar Lendo
Desafios ponto facial

Desafios e soluções do ponto eletrônico com reconhecimento facial

Continuar Lendo
Tolerância de atraso

Tolerância de atraso: como fica o registro de ponto?

Continuar Lendo
A Insoft4

A Insoft4 está há mais de 20 anos desenvolvendo soluções completas para controle de ponto eletrônico e acesso para empresas de todos os portes e segmentos do mercado.

Conheça o blog da Insoft4

Sejam indústrias, hospitais, universidades, redes de varejo e muito mais, a Insoft4 tem o produto ideal para facilitar as tarefas de RH e garantir mais segurança e simplicidade para as rotinas de acesso de cada negócio.

Movida pelos objetivos de inovar e crescer, a empresa sempre priorizou ter em sua
equipe profissionais especialistas e em constante atualização de conhecimentos.

Disponibilizamos não apenas produtos de excelente qualidade, mas também um serviço completo em todos os sentidos para os clientes.

Ilustração de relógio
Receba nossas novidades
OK - Email cadastrado!
Oops! Algo está errado.