Controle de ponto gratuito: Vale a pena?

Mulher e notebook
4/4/23

O controle de ponto é um processo utilizado pelas empresas para registrar a presença e a ausência dos funcionários, permitindo a gestão da jornada de trabalho e o cálculo de horas trabalhadas, faltas, atrasos e outros aspectos relacionados à frequência dos colaboradores.  

O controle de ponto online veio para revolucionar os métodos de ponto manual e ponto eletrônico, por meio de sistema informatizado e acessível via internet.

Existem algumas opções de controle de ponto online, algumas gratuitas e outras pagas. Quer saber qual vale a pena para o seu negócio? Neste artigo, falaremos sobre qual controle de ponto vale investir. Boa leitura!

O que a lei diz?

O controle de ponto é uma obrigação legal consagrada na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), que define a jornada de trabalho e as regras para o registro da assiduidade dos empregados. As empresas devem manter registros de frequência de seus funcionários por pelo menos cinco anos e estão sujeitas a multas e outras penalidades pelo descumprimento das normas trabalhistas.

Opções gratuitas: Será que vale a pena?

Para empresas que estão começando ou com equipe pequena, utilizar o atendimento online gratuito pode ser uma opção interessante, pois pode ajudar a reduzir os custos iniciais. No entanto, é importante considerar pontos importantes antes de decidir se essa é a melhor opção para sua empresa.

  1. Atende as necessidades da sua empresa?

Em primeiro lugar, é necessário verificar se o controle de ponto online gratuito atende às necessidades da sua empresa. Alguns sistemas gratuitos podem ter limitações em relação a recursos e funcionalidades, o que pode comprometer a qualidade do controle de ponto.

  1. O sistema é confiável?

Além disso, é importante verificar se o sistema gratuito é confiável e seguro, uma vez que dados sensíveis dos funcionários, como informações de login e registros de ponto, serão armazenados na plataforma.

  1. Escalabilidade do sistema

Caso a empresa cresça, pode ser necessário migrar para um sistema pago ou mais avançado, o que pode gerar custos adicionais e atrapalhar o fluxo de trabalho com mais processos.

É importante avaliar cuidadosamente as limitações e riscos envolvidos antes de adotá-lo o sistema de controle de ponto gratuito. É recomendável considerar investir em um sistema mais robusto e seguro à medida que a empresa cresce.

Por que investir no Ponto Soft?

O mais completo sistema de Ponto Eletrônico do mercado, ao usar o Ponto Soft você ganha tempo ao otimizar processos e tem total segurança de dados.

Com o Ponto Soft você atende a todas as legislações, convenções coletivas e acordos individuais! Único sistema com validação das marcações x jornada prevista on-line, o sistema otimiza demandas e ajusta fluxos, como não permitir calcular o ponto do colaborador enquanto houver qualquer inconsistência.        

             

Aproveite o teste grátis de 10 dias e surpreenda-se com as funcionalidades e custo-benefício que o Ponto Soft pode trazer para sua empresa.

Saiba mais.

Confira outros artigos

Ponto eletrônico para pequenas empresas

Ponto eletrônico para pequenas empresas: qual escolher?

Continuar Lendo
Desafios ponto facial

Desafios e soluções do ponto eletrônico com reconhecimento facial

Continuar Lendo
Tolerância de atraso

Tolerância de atraso: como fica o registro de ponto?

Continuar Lendo
A Insoft4

A Insoft4 está há mais de 20 anos desenvolvendo soluções completas para controle de ponto eletrônico e acesso para empresas de todos os portes e segmentos do mercado.

Conheça o blog da Insoft4

Sejam indústrias, hospitais, universidades, redes de varejo e muito mais, a Insoft4 tem o produto ideal para facilitar as tarefas de RH e garantir mais segurança e simplicidade para as rotinas de acesso de cada negócio.

Movida pelos objetivos de inovar e crescer, a empresa sempre priorizou ter em sua
equipe profissionais especialistas e em constante atualização de conhecimentos.

Disponibilizamos não apenas produtos de excelente qualidade, mas também um serviço completo em todos os sentidos para os clientes.

Ilustração de relógio
Receba nossas novidades
OK - Email cadastrado!
Oops! Algo está errado.