Fraude no controle de ponto pode gerar demissão?

Funcionário sendo demitido
14/2/23

E a resposta é sim. A fraude no controle de ponto é uma falta gravíssima e pode até mesmo levar o funcionário à demissão. Se você quiser saber mais sobre o assunto, então leia este artigo até o final.

O que é fraude no controle de ponto?

Fraude de controle de ponto é qualquer modificação do registro ou ação que vise alterar a marcação ou algum dado em benefício do funcionário ou para ocultar informações.

Uma prática comum de fraude ocorre quando o funcionário pede para outro colaborador bater o ponto por ele ou até mesmo posterga o registro de ponto para receber horas extras.  

Também existem outras possíveis fraudes, como alterar o relógio do dispositivo antes de realizar a marcação.

O que a Lei diz nesses casos?

A fraude no controle de ponto não passa impune pela lei e, como já falamos anteriormente, é passível de justa causa.  

Quando um colaborador tenta burlar as regras com relação à jornada de trabalho, com práticas fraudulentas como essas que citamos aqui, algumas medidas devem ser tomadas imediatamente.  

No caso do funcionário, a demissão é uma possibilidade. Casos do tipo já foram reconhecidos pela justiça do trabalho como justa causa, isso devido principalmente a quebra de confiança do empregador para com o empregado.

É importante lembrar que a fraude no controle de ponto também pode ocorrer pela empresa, ocultando informações ou ao não realizar o cálculo da forma correta. Quando a empresa é que é a responsável pela fraude, ela deve pagar multas e responder à processos trabalhistas.  

Já ouviu falar no Buddy Punching?

É o famoso “ponto amigo”, uma fraude em que determinado colaborador faz o registro de ponto para um colega de trabalho. Isso também é considerado fraude e pode sim gerar a demissão do funcionário por justa causa.  

 

Fique atento!

Se você tem uma empresa com mais de 20 funcionários, deve, obrigatoriamente, ter um controle de ponto para acompanhar a entrada e saída de seus colaboradores.  

E aqui vai uma dica: A implantação de um sistema de controle de ponto auxilia a evitar as fraudes de frequência. Se sua empresa ainda não possui esse controle, está esperando o quê? Uma boa maneira de evitar essas situações é utilizar um controle de ponto inteligente, como o Ponto Soft. Entre em contato para saber mais.  

 

Confira outros artigos

A empresa pode mexer no ponto do funcionário

A empresa pode mexer no ponto do funcionário?

Continuar Lendo
software de controle de ponto

5 Dicas para convencer seu gestor a adotar um software de controle de ponto

Continuar Lendo
WhatsApp gera hora extra

Responder o WhatsApp gera hora extra?

Continuar Lendo
A Insoft4

A Insoft4 está há mais de 20 anos desenvolvendo soluções completas para controle de ponto eletrônico e acesso para empresas de todos os portes e segmentos do mercado.

Conheça o blog da Insoft4

Sejam indústrias, hospitais, universidades, redes de varejo e muito mais, a Insoft4 tem o produto ideal para facilitar as tarefas de RH e garantir mais segurança e simplicidade para as rotinas de acesso de cada negócio.

Movida pelos objetivos de inovar e crescer, a empresa sempre priorizou ter em sua
equipe profissionais especialistas e em constante atualização de conhecimentos.

Disponibilizamos não apenas produtos de excelente qualidade, mas também um serviço completo em todos os sentidos para os clientes.

Ilustração de relógio
Receba nossas novidades
OK - Email cadastrado!
Oops! Algo está errado.