Gestor registra ponto?

Gestor registra ponto
20/6/24

A CLT define quais colaboradores estão ou não sujeitos ao controle de ponto, uma das situações que entra como exceção é o cargo de gestão. Nesse artigo vamos responder à pergunta: gestor registra ponto?

O que é um gestor?

Gestor é aquele que possui um cargo de confiança e responsabilidade dentro da empresa, é o líder de equipes e responde de forma direta aos diretores e sócios. Entretanto, para efeitos do controle ou não de ponto, existem 2 requisitos que caracterizam gestores:

  • Poderes de mando e gestão;
  • Padrão salarial elevado, no mínimo 40% acima do salário.

Gestor registra ponto?

O gestor é desobrigado do controle de jornada de trabalho, ou seja, não precisa registrar ponto. Entretanto é importante que esse gestor de fato adquira todos os benefícios de um cargo de gestão conforme explicado acima e estipulado na CLT no artigo 62:

Art. 62 - Não são abrangidos pelo regime previsto neste capítulo:  

II - os gerentes, assim considerados os exercentes de cargos de gestão, aos quais se equiparam, para efeito do disposto neste artigo, os diretores e chefes de departamento ou filial.  

Quais cargos não precisam registrar o ponto?

Além dos cargos de gestão, funcionários com atividade externa incompatível com fixação de horário de trabalho, ou no regime de teletrabalho com prestação de serviço por tarefa, não são abrangidos pelo controle de jornada.

Em todos os casos, é importante a empresa fazer uma avaliação detalhada da situação. Isso de dá pois o controle da jornada de trabalho fornece maior segurança jurídica, além de já existir soluções que permitem a flexibilidade e mobilidade necessária para o registro de ponto.

Horas extras de gerentes e gestores

O gestor não é abrangido pelas regras de jornada de trabalho, ou seja, não possui direito a horas extras, compensações e banco de horas. É importante relembrar que para isso é necessário que os requisitos de gestão sejam cumpridos, especialmente o acréscimo de 40% no salário.

Faltos e atrasos de gerentes

Como não são abrangidos pelas regras de jornada de trabalho, os gestores também não possuem descontos salariais por faltas e atrasos, nem precisam compensar esse tempo.

Pode controlar ponto de gestor?

Caso a empresa queira registrar o ponto de gestores, ou possui cargos de confiança que não cumprem totalmente os requisitos de gestão, é possível fazer o controle de frequência. Para isso é importante uma solução que tenha a flexibilidade que esse tipo de cargo demanda.

Para isso, o mais ideal é uma solução mobile, assim como o Ponto Soft Mobile.

O Ponto Soft Mobile permite mais flexibilidade e um registro de ponto independentemente do lugar de trabalho, com geolocalização e emissão dos comprovantes de marcação.

Além disso, no mesmo aplicativo o gestor tem acesso ao espelho de ponto de sua equipe, pode avaliar justificativas e horas extras.

Quer saber como tudo isso funciona? Fale com nossa equipe!

Confira outros artigos

A empresa pode mexer no ponto do funcionário

A empresa pode mexer no ponto do funcionário?

Continuar Lendo
software de controle de ponto

5 Dicas para convencer seu gestor a adotar um software de controle de ponto

Continuar Lendo
WhatsApp gera hora extra

Responder o WhatsApp gera hora extra?

Continuar Lendo
A Insoft4

A Insoft4 está há mais de 20 anos desenvolvendo soluções completas para controle de ponto eletrônico e acesso para empresas de todos os portes e segmentos do mercado.

Conheça o blog da Insoft4

Sejam indústrias, hospitais, universidades, redes de varejo e muito mais, a Insoft4 tem o produto ideal para facilitar as tarefas de RH e garantir mais segurança e simplicidade para as rotinas de acesso de cada negócio.

Movida pelos objetivos de inovar e crescer, a empresa sempre priorizou ter em sua
equipe profissionais especialistas e em constante atualização de conhecimentos.

Disponibilizamos não apenas produtos de excelente qualidade, mas também um serviço completo em todos os sentidos para os clientes.

Ilustração de relógio
Receba nossas novidades
OK - Email cadastrado!
Oops! Algo está errado.