Horário de Trabalho Noturno

Horário de trabalho Noturno
13/6/23

O trabalho noturno está previsto na legislação, mas existem diferenças para tratar esse tipo de jornada de trabalho. A lei considera que o trabalho realizado em horário noturno é mais desgastante que o horário diurno, por isso, há diferença no cálculo.

Quer saber mais sobre esse assunto? Confira nosso artigo

O que a CLT diz sobre o horário noturno?

A CLT dispõe sobre o horário de trabalho noturno no artigo 73, que diz:

Art. 73. Salvo nos casos de revezamento semanal ou quinzenal, o trabalho noturno terá remuneração superior a do diurno e, para esse efeito, sua remuneração terá um acréscimo de 20 % (vinte por cento), pelo menos, sobre a hora diurna.  

§ 1º A hora do trabalho noturno será computada como de 52 minutos e 30 segundos.  

§ 2º Considera-se noturno, para os efeitos deste artigo, o trabalho executado entre as 22 horas de um dia e as 5 horas do dia seguinte

§ 3º O acréscimo, a que se refere o presente artigo, em se tratando de empresas que não mantêm, pela natureza de suas atividades, trabalho noturno habitual, será feito, tendo em vista os quantitativos pagos por trabalhos diurnos de natureza semelhante. Em relação às empresas cujo trabalho noturno decorra da natureza de suas atividades, o aumento será calculado sobre o salário mínimo geral vigente na região, não sendo devido quando exceder desse limite, já acrescido da percentagem.  

§ 4º Nos horários mistos, assim entendidos os que abrangem períodos diurnos e noturnos, aplica-se às horas de trabalho noturno o disposto neste artigo e seus parágrafos.  

§ 5º Às prorrogações do trabalho noturno aplica-se o disposto neste capítulo.              

Além disso, no artigo 7 da lei nº 5.889 de 1973, trata sobre o trabalho noturno na pecuária e lavoura:

Art. 7º - Para os efeitos desta Lei, considera-se trabalho noturno o executado entre as vinte e uma horas de um dia e as cinco horas do dia seguinte, na lavoura, e entre as vinte horas de um dia e as quatro horas do dia seguinte, na atividade pecuária.

Parágrafo único. Todo trabalho noturno será acrescido de 25% (vinte e cinco por cento) sobre a remuneração normal.

O que é considerado horário noturno?

Sendo assim, temos 3 tipos de horário de trabalho noturno:

  • Trabalhador urbano: das 22h às 5h
  • Trabalhador da Pecuária: das 20 às 4h
  • Trabalhador da Lavoura: das 21h às 5h

Qual o valor da hora noturna?

A primeira questão que precisamos ressaltar é que a hora noturna se conta de forma diferente da hora diurna, ao invés de 60 minutos são considerados 52 minutos e 30 segundos.  Além disso, há um acréscimo no salário causado pela hora noturna, 20% para trabalhador urbano e 25% para pecuária e lavoura.

No caso de jornadas mistas, que iniciam no horário diurno, mas terminam no noturno e vice-versa, apenas as horas trabalhadas no período noturno são contabilizadas de tal forma. Essas regras de cálculo também valem para trabalhadores que possuem horário diurno, mas realizaram horas extras em período noturno.

Saiba mais:

O que fazer quando ocorre uma troca de horário noturno?

Caso haja uma troca de horário de trabalho do colaborador, principalmente quando incide em horário noturno, é importante manter certos cuidados:

  • Manter históricos dos horários de trabalho;
  • Respeitar o intervalo de 11 horas para descanso.

A sua empresa já realiza o controle do horário noturno?

O Ponto Soft realiza a gestão dos horários noturnos de forma fácil e em conformidade com a lei, automatizando cálculos, deixando a informação em fácil acesso e com manutenção de históricos, conheça!

Faça o teste!

Confira outros artigos

Ponto eletronico facial segurança

Ponto Eletrônico Facial é Seguro?

Continuar Lendo
REP-P

As Vantagens do REP-P: 6 Razões para Adotar Este Sistema Moderno de Controle de Ponto

Continuar Lendo
Inteligência Artificial no RH

A Revolução da Inteligência Artificial no Setor de Recursos Humanos

Continuar Lendo
A Insoft4

A Insoft4 está há mais de 20 anos desenvolvendo soluções completas para controle de ponto eletrônico e acesso para empresas de todos os portes e segmentos do mercado.

Conheça o blog da Insoft4

Sejam indústrias, hospitais, universidades, redes de varejo e muito mais, a Insoft4 tem o produto ideal para facilitar as tarefas de RH e garantir mais segurança e simplicidade para as rotinas de acesso de cada negócio.

Movida pelos objetivos de inovar e crescer, a empresa sempre priorizou ter em sua
equipe profissionais especialistas e em constante atualização de conhecimentos.

Disponibilizamos não apenas produtos de excelente qualidade, mas também um serviço completo em todos os sentidos para os clientes.

Ilustração de relógio
Receba nossas novidades
OK - Email cadastrado!
Oops! Algo está errado.