Liberar funcionários e Ponto Facultativo na Copa do Mundo Feminina

Liberar funcionários e Ponto Facultativo na Copa do Mundo Feminina
19/7/23

Amanhã, dia 20 de julho, inicia a Copa do Mundo Feminina na Austrália, no dia 24 já temos o primeiro jogo do Brasil, que enfrentará o Panamá. Frente a isso, muitas empresas e colaboradores ficam em dúvida sobre o ponto facultativo e dispensas para assistir aos jogos, por isso, confira esse artigo!

Ponto Facultativo na Copa do Mundo Feminina

Para os servidores públicos federais, foi decretado ponto facultativo nos dias de jogos do Brasil, os funcionários poderão chegar no trabalho até 2 horas após o término das partidas. Essa regra vale apenas para os funcionários públicos federais, estados e municípios terão autonomia para seguir ou não a decisão.

Essa medida tomada é para dar visibilidade ao futebol feminino, conforme declarado pela ministra do Esporte, Ana Moser.

O Alagoas é um estado que já decretou ponto facultativo, além do Distrito Federal.

Desta forma, o ponto facultativo durante os jogos do Brasil na Copa do Mundo Feminina é válido apenas para servidores públicos federais ou nos estados e municípios que foi decretado, não para empresas privadas.

Entretanto, há um movimento em empresas privadas para a liberação dos funcionários durante os jogos do Brasil, isso fica a cargo da gestão individual de cada uma.

Algumas empresas optaram por modelos parecidos ao governo federal, em que a jornada de trabalho inicia após os jogos. Outra opção, para empresas em que o serviço possua essa flexibilidade, é o home office em dias de jogos.

Opções para empresas liberarem funcionários durante os jogos do Brasil:

Para as empresas que optam por flexibilizar a jornada de trabalho dos funcionários em dias de jogos do Brasil, é importante manter esses registros dentro do sistema de ponto, isso para manter o controle efetivo, seguro e adequado a legislação. Nesses casos algumas empresas optam pela dispensa total, em outras fica a cargo do funcionário compensar horas, utilizar horas em banco, etc.

Confira algumas dicas de como controlar a liberação dos funcionários em dias de jogo do Brasil:

Compensações diárias: As compensações diárias funcionam de forma simples e são uma alternativa para empresas que não utilizam o banco de horas. Em resumo, o funcionário tira as horas para assistir aos jogos em um dia e trabalha a mais em outro para compensar.

Saiba mais sobre esse assunto: Ponto Eletrônico: Compensação Diária x Copa do Mundo

Banco de Horas: No regime de banco de horas o funcionário possui um saldo de horas, o qual pode ser utilizado para uma dispensa durante os jogos do Brasil.

Saiba mais sobre esse assunto: Como funciona o banco de horas?

Abonos: Para as empresas que vão realizar a dispensa total dos funcionários, os abonos são uma alternativa, uma justificativa para as horas de “falta” dos colaboradores que não irá resultar em nenhum desconto.

Com o Ponto Soft é possível realizar todos esses controles de forma descentralizada, teste agora!

Calendário dos jogos do Brasil na Copa do Mundo Feminina

Os jogos da fase do grupo dos Brasil na Copa do Mundo já têm data e horário, confira:

  • 24/07 às 8h – Brasil e Panamá
  • 29/07 às 7h – Brasil e França
  • 02/08 às 7h – Brasil e Jamaica

Continue acompanhando conteúdos sobre controle de ponto e gestão de RH no blog da Ponto Soft!

Confira outros artigos

Ponto eletronico facial segurança

Ponto Eletrônico Facial é Seguro?

Continuar Lendo
REP-P

As Vantagens do REP-P: 6 Razões para Adotar Este Sistema Moderno de Controle de Ponto

Continuar Lendo
Inteligência Artificial no RH

A Revolução da Inteligência Artificial no Setor de Recursos Humanos

Continuar Lendo
A Insoft4

A Insoft4 está há mais de 20 anos desenvolvendo soluções completas para controle de ponto eletrônico e acesso para empresas de todos os portes e segmentos do mercado.

Conheça o blog da Insoft4

Sejam indústrias, hospitais, universidades, redes de varejo e muito mais, a Insoft4 tem o produto ideal para facilitar as tarefas de RH e garantir mais segurança e simplicidade para as rotinas de acesso de cada negócio.

Movida pelos objetivos de inovar e crescer, a empresa sempre priorizou ter em sua
equipe profissionais especialistas e em constante atualização de conhecimentos.

Disponibilizamos não apenas produtos de excelente qualidade, mas também um serviço completo em todos os sentidos para os clientes.

Ilustração de relógio
Receba nossas novidades
OK - Email cadastrado!
Oops! Algo está errado.