Marcação de ponto: Descubra mais sobre o assunto e como a lei trabalhista o impacta

Mulher com um relógio na mão e desenho de um notebook.
27/10/22

O controle sobre a marcação do ponto é uma atividade fundamental para qualquer empresa.

Essa atividade serve para que o controle de jornada de cada colaborador seja feito de forma que a lei trabalhista consiga ser respeitada e a empresa possa gerir melhor os processos e pessoas.

Para lhe inteirar mais sobre o assunto, fique até o final do artigo e descubra o que é a marcação de ponto e como a lei trabalhista a influencia. Boa leitura!

O que é marcação de ponto?  

A marcação de ponto é a famosa “batida de ponto”. Ela serve como um registro dos horários nos quais os colaboradores entram, saem da empresa e também seus intervalos.  

Essa atividade é fundamental para o gerenciamento dos processos e pessoas dentro das organizações. Dentre os processos que dependem da marcação de ponto, podemos destacar:  

  • Registro dos horários de início, término e intervalos dos colaboradores;  
  • Controle das horas trabalhadas;  
  • Banco de horas;  
  • Pagamento da remuneração;  
  • Horas extras;  
  • Gestão dos benefícios.  

A marcação de ponto é a maneira pela qual empresas controlam as informações sobre as jornadas dos funcionários. A partir dessa atividade é possível verificar se eles cumprem toda a jornada pré-estabelecida e calcular a remuneração total com as horas extras realizadas.  

Essa análise sobre a jornada pode ajudar a aliviar o excesso de carga de alguns trabalhadores e equilibrar a gestão de pessoal na empresa.  

Além de ser uma forma de controlar a jornada dos funcionários, a marcação de ponto é uma garantia legal de que o trabalhador irá receber o que foi estabelecido no contrato.  

A marcação de ponto de acordo com a lei trabalhista  

Segundo o artigo 74 da CLT, que fala sobre a obrigatoriedade do controle de jornada, todo estabelecimento com mais de 20 colaboradores tem a obrigação de registrar e acompanhar o ponto dos trabalhadores.  

O registro do ponto pode ser feito de forma manual, eletrônica ou mecânica. A Lei 7.855 foi responsável por garantir essa atividade.  

A Lei do Ponto Eletrônico de 2009, foi feita a partir da Portaria 1510 do Ministério do Trabalho e veio com o intuito de regularizar a marcação de ponto com ferramentas eletrônicas.  

A portaria mais recente que dita as regras relacionadas ao ponto eletrônico é a 671, que juntou a 373 e a 1510 em uma única, além de ser complementada.  

Esperamos que o conteúdo tenha sido interessante! Se você precisa de um software de ponto eletrônico confiável e versátil, conte com o Ponto Soft.  

Para saber mais sobre o serviço e suas funcionalidades, verifique o site e aproveite o teste grátis.

Confira outros artigos

Ponto eletrônico para pequenas empresas

Ponto eletrônico para pequenas empresas: qual escolher?

Continuar Lendo
Desafios ponto facial

Desafios e soluções do ponto eletrônico com reconhecimento facial

Continuar Lendo
Tolerância de atraso

Tolerância de atraso: como fica o registro de ponto?

Continuar Lendo
A Insoft4

A Insoft4 está há mais de 20 anos desenvolvendo soluções completas para controle de ponto eletrônico e acesso para empresas de todos os portes e segmentos do mercado.

Conheça o blog da Insoft4

Sejam indústrias, hospitais, universidades, redes de varejo e muito mais, a Insoft4 tem o produto ideal para facilitar as tarefas de RH e garantir mais segurança e simplicidade para as rotinas de acesso de cada negócio.

Movida pelos objetivos de inovar e crescer, a empresa sempre priorizou ter em sua
equipe profissionais especialistas e em constante atualização de conhecimentos.

Disponibilizamos não apenas produtos de excelente qualidade, mas também um serviço completo em todos os sentidos para os clientes.

Ilustração de relógio
Receba nossas novidades
OK - Email cadastrado!
Oops! Algo está errado.