O Ponto Eletrônico no celular funciona?

14/4/22

Soluções mobile estão dominando o mercado, por conta da agilidade e facilidade de uso, mas e o Ponto Eletrônico no celular? Ainda existem dúvidas nos gestores de empresa em torno da adequação jurídica e segurança dessa tecnologia, já que existem muitas possibilidades.


Qual a base da legislação para o Ponto Eletrônico no Celular?

As opções de registro de ponto por REP-A (alternativo) e REP-P (via programa), que estão na portaria 671/2021 do MTP, permitem o ponto eletrônico no celular, porém existem diferenças entre as duas.

Nas marcações pelo REP-P, o app possui a função de marcação de ponto, emissão de comprovante de registro com assinatura digital e deve ter registro no INPI. Essa solução não precisa de aprovação mediante acordo ou convenção coletiva.

Já pelas formas alternativas de registro, não há emissão de comprovantes e a empresa deve ter autorização do sindicato.

Saiba mais sobre a legislação atual para formas registro de registro de ponto aqui!

Como funciona o registro de ponto por app?

Os registros pelo celular podem ser feitos através do simples acionamento de um botão, leitura de QR Code e até identificação facial. Nessa ação, são coletados os dados de data e hora da marcação, além da identificação do colaborador.

Toda informação do registro de ponto fica armazenada no smartphone , que deve ser sincronizada e enviada para o programa de tratamento de ponto.  

É importante lembrar que a geolocalização tem apenas finalidade informativa, não pode ser utilizada para bloquear o ponto do colaborador.

Os registros de ponto devem ser feitos mediante login, ou identificação, do funcionário e devem ocorrer mesmo que o smartphone esteja sem acesso à internet. O aplicativo também deve armazenar esses registros no Arquivo Fonte de Dados.

Empresas que utilizam o ponto eletrônico no celular pelo REP-P, o app também devem emitir o comprovante do registro com assinatura digital nos padrões exigidos pela portaria 671/2021.

Quais as funções extras no Ponto Eletrônico pelo Celular?

Além da marcação, as soluções de ponto mobile podem ter funções extras. Em um só aplicativo, além do registro, podemos ter:

Justificativas

É comum que funcionários se atrasem, esqueçam de marcar o ponto ou tenham saídas antecipadas. Tudo isso acaba virando uma inconsistência que gera a necessidade de uma justificativa de ponto, muitas vezes isso é feito de forma manual pelo RH, porém o próprio colaborador pode fazer de forma automática.

Pelo smartphone o funcionário pode adicionar sua justificativa, informar o motivo e até anexar imagens, de atestados médicos por exemplo.

Acompanhar horas extras

Para ter mais transparência na relação de trabalho, é importante que o funcionário tenha sempre o seu saldo de horas extras passível de consulta. Assim, ele sempre vai saber quando precisa pagar horas extras, se tem saldo, ou até se existem horas acumuladas que vão vencer.

Quais as vantagens do aplicativo de ponto?

O Ponto Eletrônico no celular garante mais transparência e agilidade para o colaborador e para a empresa.  

Para o funcionário:

Quando registra o ponto por app, o funcionário pode fazer suas marcações de qualquer local, seja no home office, presencial, em visitas, etc.

É muito mais simples realizar as marcações pelo celular, ao invés de precisar se dirigir até o relógio de ponto. Por fim, o funcionário pode ter todos seus dados de ponto a qualquer hora.

Para a empresa:

O trabalho do setor responsável pela gestão de frequência, geralmente rh ou dp, fica muito mais fácil com o ponto eletrônico no celular, já que os esquecimentos de registro são reduzidos, pois é mais simples para o colaborador registrar o ponto.

Além disso, também há a redução dos tratamentos necessários, considerando que o próprio funcionário pode realizar suas justificativas.

Por fim, o Ponto Eletrônico no Celular funciona?

Claro que Sim!

Soluções com aplicativos de ponto já são utilizados por diversas empresas, possuem adequação legal e muitas outras vantagens.
A melhor solução que você pode encontrar é o Ponto Soft Mobile, faça o teste de forma gratuita. Aproveite!

Confira outros artigos

REP-P

As Vantagens do REP-P: 6 Razões para Adotar Este Sistema Moderno de Controle de Ponto

Continuar Lendo
Inteligência Artificial no RH

A Revolução da Inteligência Artificial no Setor de Recursos Humanos

Continuar Lendo
Controle de Ponto no Home Office

Controle de Ponto no Home Office: Normas e Funcionamento

Continuar Lendo
A Insoft4

A Insoft4 está há mais de 20 anos desenvolvendo soluções completas para controle de ponto eletrônico e acesso para empresas de todos os portes e segmentos do mercado.

Conheça o blog da Insoft4

Sejam indústrias, hospitais, universidades, redes de varejo e muito mais, a Insoft4 tem o produto ideal para facilitar as tarefas de RH e garantir mais segurança e simplicidade para as rotinas de acesso de cada negócio.

Movida pelos objetivos de inovar e crescer, a empresa sempre priorizou ter em sua
equipe profissionais especialistas e em constante atualização de conhecimentos.

Disponibilizamos não apenas produtos de excelente qualidade, mas também um serviço completo em todos os sentidos para os clientes.

Ilustração de relógio
Receba nossas novidades
OK - Email cadastrado!
Oops! Algo está errado.