Ponto Eletrônico na indústria: Como modernizar?

Visão superior de equipamentos em uma fábrica
1/12/22

O ponto eletrônico muitas vezes se torna um processo burocrático, principalmente no setor de indústria, existem dificuldades para modernizar e agilizar a gestão de frequência dos funcionários.  

Entretanto, não precisa ser assim, no artigo de hoje vamos dar algumas dicas para você, que trabalha com gestão ou rh em uma indústria, conseguir modernizar seu controle de ponto!

O que é o processo de ponto eletrônico?

O processo de ponto eletrônico inicia nas marcações dos funcionários e vai até à emissão dos dados para a folha de pagamento. Para tudo isso ser 100% funcional existe a aplicação de diversas regras e parametrizações, que geram os cálculos.

Para realizar o controle de ponto eletrônico, a lei estipula duas “etapas”:

Forma de registro:

  • Convencional: Os relógios eletrônicos que emitem o comprovante impresso.
  • Alternativa: Programas e equipamentos que precisam ser aprovados por acordo ou convenção.
  • Programa: Programas de computador ou aplicativos com registro no INPI e emissão de comprovante com assinatura digital.

Programa de tratamento:

O programa de tratamento é onde todas as marcações serão importadas e posteriormente tratadas para gerar o espelho de ponto e emitir dados para a folha.

Quais são as necessidades da indústria para controlar o ponto?

Toda área possui suas necessidades específicas para o controle de ponto, com a indústria não é diferente.

Empresas desse setor geralmente possuem horários de trabalho padrão, porém podem utilizar de horas extras e acordos de bancos de horas para dar conta da produção em determinados momentos do ano. Além disso, certas empresas que trabalham 24h por dia precisam de controle de turnos, cálculos de horário noturno, etc.

Além disso, geralmente são empresas com muitos funcionários e gestores de áreas.

Como modernizar o Ponto Eletrônico na indústria?

Sabendo dessas necessidades, elencamos algumas funcionalidades que podem modernizar e agilizar o controle de ponto em empresas desse setor:

Descentralização: A descentralização do controle de ponto é uma funcionalidade igual para empresas que possuem grande número de funcionários divididos entre equipes. Isso porque toda a parte de aprovação de justificativas e correções do ponto podem ser resolvidas entre gestor e funcionário, o que facilita o processo pro rh e agiliza na hora do fechamento de ponto.

Sistemas de tratamento com flexibilidade: A flexibilidade é uma questão ideal para o controle de ponto em indústrias, pois assim é possível configurar todas as regras de cálculo, inclusive questões específicas de acordos e convenções.

Registro de ponto por identificação facial – REP-P: A identificação facial é a forma mais ágil, fácil e segura para o registro de ponto, isso, pois evita o problema de falta de registro por esquecimento de crachá ou problemas de biometria, além de ser imune a fraudes. O REP-P também é uma opção ideal, pois permite o uso de tablets para o registro, além de emitir o comprovante digital, que pode ser posteriormente acessado e salvo pelo colaborador.  

Saiba mais sobre REP-P com nosso blog:  O que é REP-P: Principais mudanças da lei  

Se você quiser uma solução para modernizar e agilizar seu controle de ponto, conheça o Ponto Soft!

Entre em contato com nossa equipe e já inicie seu teste grátis!

Confira outros artigos

Ponto eletrônico para pequenas empresas

Ponto eletrônico para pequenas empresas: qual escolher?

Continuar Lendo
Desafios ponto facial

Desafios e soluções do ponto eletrônico com reconhecimento facial

Continuar Lendo
Tolerância de atraso

Tolerância de atraso: como fica o registro de ponto?

Continuar Lendo
A Insoft4

A Insoft4 está há mais de 20 anos desenvolvendo soluções completas para controle de ponto eletrônico e acesso para empresas de todos os portes e segmentos do mercado.

Conheça o blog da Insoft4

Sejam indústrias, hospitais, universidades, redes de varejo e muito mais, a Insoft4 tem o produto ideal para facilitar as tarefas de RH e garantir mais segurança e simplicidade para as rotinas de acesso de cada negócio.

Movida pelos objetivos de inovar e crescer, a empresa sempre priorizou ter em sua
equipe profissionais especialistas e em constante atualização de conhecimentos.

Disponibilizamos não apenas produtos de excelente qualidade, mas também um serviço completo em todos os sentidos para os clientes.

Ilustração de relógio
Receba nossas novidades
OK - Email cadastrado!
Oops! Algo está errado.