Ponto por exceção: a solução ideal ou um risco para a gestão de pessoal?

mãos e engrenagens de madeira
21/5/25

Ponto por exceção: a solução ideal ou um risco para a gestão de pessoal?

O ponto por exceção é uma forma de controle de frequência na qual o funcionário só efetua registros quando está fora de seu horário padrão. Ou seja, só há marcações de atrasos e horas extras.

Essa alternativa está em conformidade legal, entretanto, ainda gera dúvidas. Muitas empresas se questionam se é uma solução ideal ou se apresenta mais riscos para a gestão de pessoas.

Nesse artigo vamos explicar o que é o ponto por exceção e se ele é um risco ou a solução ideal para sua empresa, confira!

O que é ponto por exceção?

O ponto por exceção é um modelo para gestão de frequência dos funcionários, no qual só é necessário realizar o registro quando se está fora do horário padrão. As marcações só são realizadas quando o funcionário chega ou sai do serviço mais cedo ou mais tarde, para contabilizar horas extras e atrasos.

Ou seja, digamos que o horário da empresa seja das 7:30 às 17:18, com 1 horas de descanso das 12h às 13, o funcionário que entrar e sair nesses horários não realiza marcações. Entretanto, se um dia ele se atrasar e chegar às 7:40, ele faz a marcação, o mesmo vale se ele ficar até 17:30.

O ponto por exceção é previsto na CLT, no artigo 74 parágrafo 4, que diz:

Fica permitida a utilização de registro de ponto por exceção à jornada regular de trabalho, mediante acordo individual escrito, convenção coletiva ou acordo coletivo de trabalho.

Essa mudança foi incluída pela Lei da Liberdade Econômica em 2019 e deixa claro que a adoção do modelo demanda acordo, seja individual ou coletivo, podendo ser definida também em convenção.

Vantagens do ponto por exceção

O ponto por exceção garante múltiplas vantagens para empresas que o utilizam, tanto para os funcionários como para os setores de RH. O principal benefício é a redução do volume de tratativas e registros que o setor de departamento pessoal precisa tratar.

Outros benefícios são:

  • Reduzir as tratativas de registro de ponto esquecidos;
  • Reduzir a quantidade de registros efetuados e uso de bobinas (no caso de relógios convencionais);
  • Satisfação do funcionário, que muitas vezes não é adepto dos registros;
  • Agilidade no fechamento de ponto.

Riscos do ponto por exceção

Entretanto o ponto por exceção também tem riscos, principalmente se a empresa não contar com um bom sistema de automação e ter uma relação de confiança com os funcionários. A comunicação e respeito entre as partes é essencial para esse modelo de ponto.

Entre os riscos temos:

  • A não marcação dos atrasos por parte dos funcionários;
  • Deixar de contabilizar faltas;
  • Não realizar o ponto por exceção em conformidade legal.

Como evitar os riscos do ponto por exceção?

A principal forma de evitar os riscos do ponto por exceção é a avaliação proativa, entender se a empresa está apta para esse modelo. É importante conversar entre as áreas de gestão de pessoas e com representantes de setores, para ter uma percepção geral da empresa.

É necessário avaliar o nível de confiança entre os funcionários, se eles irão de fato realizar os registros em conformidade. Para o funcionário é importante a transparência, se de fato suas horas estão sendo calculadas de forma correta.

A comunicação e avaliação da cultura da empresa é chave para o uso do ponto por exceção.

Outra necessidade para evitar os riscos desse modelo de registro é avaliar os acordos e convenções coletivos, se já citam o ponto por exceção, caso contrário será necessário um acordo individual. Para tudo isso é importante um acompanhamento jurídico.

Por fim, um bom sistema de controle de ponto é essencial para o controle de ponto por exceção.

Software para controle de ponto por exceção

O software de controle de ponto por exceção é o que permite de fato a adoção desse modelo. Ele que controla as horas padrão do colaborador e aloca os registros feitos, com cálculo de saldo de horas.

É pelo sistema que a equipe de gestão de pessoas acompanha os registros dos funcionários e pode tratar atrasos, faltas e extras em tempo real, inclusive solicitando justificativas. E por um aplicativo todo funcionário pode ter acesso ao seu ponto, de forma transparente e em tempo real.

O sistema também permite auditorias e extração de relatórios, tudo para manter a conformidade legal do processo de ponto.

O software mais indicado para controle de ponto por exceção é o Ponto Soft!

Isso se dá pela inteligência aplicada na alocação dos registros efetuados, junto dos cálculos em tempo real e mecanismos de segurança e transparência.

Saiba mais sobre essa solução.

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