Redução de riscos corporativos com controle de ponto

Executivos assistindo a uma apresentação
23/3/23

Evitar riscos corporativos é uma preocupação geral e o controle de ponto pode ser um ponto de atenção nisso. Existem diversas questões ligadas ao controle de frequência que podem virar um problema para as empresas, mas existem ações para mitigar esse tipo de risco.

Sabendo disso, nós do Ponto Soft destrinchamos esse tema para apresentar tanto os riscos como soluções que vão dar mais segurança no controle de ponto de sua empresa, confira!

Quais são os riscos corporativos envolvendo controle de ponto?

Fraude: Existem diversas fraudes que podem ser realizadas no controle de ponto, tanto do lado de quem deveria realizar a manutenção disso como dos próprios funcionários. No próprio registro de ponto vemos questões como o Buddy Punching, quando um funcionário faz a marcação por outro. Além disso, questões mais graves, como o acréscimo de horas diárias e fraudes no pagamento, infelizmente são uma realidade.

Pagamentos incorretos: A gestão de frequência lida com dados que influenciam diretamente na folha de pagamento, quando o cálculo de horas está incorreto o pagamento pode estar também. Questões como trocas de horário, diferentes jornadas por colaborador, horários noturnos, banco de horas e extras, quando não feitas em um software que as comporte, ou pior, quando feitas manualmente, podem facilitar esse tipo de erros.

Reclamatórias trabalhistas: Erros de cálculo e outros problemas percebidos pelos funcionários em relação ao controle de frequência podem resultar em reclamatórias trabalhistas, dificilmente a empresa terá como se defender caso não utilize um sistema ideal para isso, pior ainda se foram notadas inconformidades em relação à legislação.

Fiscalização: As fiscalizações da justiça do trabalho são comuns, mas podem ser um problema para empresas que não seguem à risca toda a legislação do controle de frequência.

Como evitar os riscos corporativos utilizando o Ponto Soft?

Agora que já sabemos os riscos corporativos que estão atrelados ao controle de ponto, queremos explicar como o Ponto Soft pode evitar tudo isso, confira:

Gestão de usuários: A gestão de usuários no controle de ponto significa limitar e controlar os acessos e permissões de quem consegue ter o controle sobre o cálculo e fechamento de ponto. Isso pode evitar fraudes no sistema devido a acesso e inclusão de dados por pessoas não autorizadas e mal-intencionadas.

Flexibilidade de configurações: A flexibilidade de configurações para horários, jornadas de trabalho, banco de horas e extras permite que todo o cálculo relacionado a frequência seja feito dentro do Ponto Soft, com toda segurança que ele oferece.

Precisão nos cálculos: O Ponto Soft é desenvolvido por quem tem mais de 20 anos de experiência em controle de ponto e sabe que a precisão nos cálculos é o básico do processo. O software realiza com agilidade e considerando toda a flexibilidade necessária o cálculo de ponto.

Adequação legal: Mesmo com todas as mudanças de legislação, o Ponto Soft se manteve adequado a lei trabalhista e todas as portarias envolvidas, além de flexível para atender acordos e convenções.

Quer saber mais sobre essa solução? Fale com nossa equipe ou faça o teste grátis

Confira outros artigos

Ponto eletrônico para pequenas empresas

Ponto eletrônico para pequenas empresas: qual escolher?

Continuar Lendo
Desafios ponto facial

Desafios e soluções do ponto eletrônico com reconhecimento facial

Continuar Lendo
Tolerância de atraso

Tolerância de atraso: como fica o registro de ponto?

Continuar Lendo
A Insoft4

A Insoft4 está há mais de 20 anos desenvolvendo soluções completas para controle de ponto eletrônico e acesso para empresas de todos os portes e segmentos do mercado.

Conheça o blog da Insoft4

Sejam indústrias, hospitais, universidades, redes de varejo e muito mais, a Insoft4 tem o produto ideal para facilitar as tarefas de RH e garantir mais segurança e simplicidade para as rotinas de acesso de cada negócio.

Movida pelos objetivos de inovar e crescer, a empresa sempre priorizou ter em sua
equipe profissionais especialistas e em constante atualização de conhecimentos.

Disponibilizamos não apenas produtos de excelente qualidade, mas também um serviço completo em todos os sentidos para os clientes.

Ilustração de relógio
Receba nossas novidades
OK - Email cadastrado!
Oops! Algo está errado.