Relógio de Ponto ou Ponto Mobile: Como decidir o que é melhor para sua empresa?

Mulher com expressão de dúvida no local de trabalho
9/2/23

Com as mudanças na legislação e os avanços da tecnologia, diversas formas de registro de ponto surgiram. Agora o ponto eletrônico não depende mais apenas dos relógios convencionais, soluções mobile viraram uma ótima opção para a coleta de marcação dos funcionários.

Quer entender melhor essas opções e descobrir qual é a ideal para a sua empresa? Confira esse artigo!

Muitos ainda se sentem inseguros para implantar novas tecnologias de gestão de frequência, mas é importante lembrar que tudo isso já está adequado à legislação. A Portaria 671/2021 definiu três tipos de forma de coleta de marcação de ponto, são elas:

REP-C: Relógios Eletrônicos de Ponto Convencionais, os relógios que já eram comuns e coletam o ponto por meio de biometria ou aproximação do crachá.

REP-P – Programas para registro de ponto, aqui entram os aplicativos de smartphone ou tablets, além de programas de computador, que já são registrados no INPI e emitem o comprovante do registro de ponto.

REP-A – Os programas e equipamentos de ponto alternativos, que não precisam de registro e nem emissão de comprovante, mas só podem ser utilizados mediante aprovação via acordo ou convenção coletiva.

Saiba mais sobre a legislação do ponto: Conheça a Portaria 671/2021 e as novas regras para o registro de ponto dos funcionários

dúvidas

Agora que já vimos que tanto os relógios como os aplicativos têm validade legal para controle de ponto, vamos ver as vantagens e desvantagens de cada um:

Relógios de ponto convencionais:

Vantagens

  • É uma tecnologia mais conhecida e difundida entre gestores de rh e funcionários;
  • Evita que funcionários façam o registro de ponto de casa ou durante o caminho até o trabalho;

Desvantagens

  • Alguns sistemas de controle de ponto não possuem integração automatizada das marcações, ou variam conforme marca e modelo;
  • Dependem de bobinas;
  • Custo alto dos equipamentos;
  • Só permite a marcação dos funcionários que estão na empresa, excluído aqueles que fazem home office ou trabalhos remotos.

Aplicativos de registro de ponto:

Vantagens

  • Registro de ponto dos funcionários presenciais por meio fixo, como um tablet, ou remotos, pelo smartphone do colaborador;
  • Coleta a geolocalização das marcações;
  • Não há gastos com bobinas e manutenções;
  • Rápida integração das marcações com o sistema de controle de ponto.

Desvantagens

  • Demanda do smartphone do colaborador;
  • Exige certo domínio de tecnologia.

dúvida

Como escolher a forma de coleta de ponto ideal para sua empresa:

Para escolher uma forma de coleta de marcação é importante levar em conta a cultura da empresa e as necessidades do seu RH. Muitas vezes o ponto mobile é necessário para o registro de ponto dos funcionários remotos, mas se teme pelas possíveis fraudes. Nesse ponto é importante entender que já existem ferramentas antifraude que permitem maior controle do rh.

Por fim, sistemas de controle de ponto já podem trabalhar com ambas as formas de marcação, recebendo os registros dos REPs e do aplicativo também.

Conheça o Ponto Soft

O Ponto Soft é um software de controle de ponto, que conta com um aplicativo completo para marcações, consultas e justificativas. Além disso, ele possui integração com os melhores relógios de ponto do mercado.

Acesse nosso site e conheça essa solução!

Confira outros artigos

Ponto eletrônico para pequenas empresas

Ponto eletrônico para pequenas empresas: qual escolher?

Continuar Lendo
Desafios ponto facial

Desafios e soluções do ponto eletrônico com reconhecimento facial

Continuar Lendo
Tolerância de atraso

Tolerância de atraso: como fica o registro de ponto?

Continuar Lendo
A Insoft4

A Insoft4 está há mais de 20 anos desenvolvendo soluções completas para controle de ponto eletrônico e acesso para empresas de todos os portes e segmentos do mercado.

Conheça o blog da Insoft4

Sejam indústrias, hospitais, universidades, redes de varejo e muito mais, a Insoft4 tem o produto ideal para facilitar as tarefas de RH e garantir mais segurança e simplicidade para as rotinas de acesso de cada negócio.

Movida pelos objetivos de inovar e crescer, a empresa sempre priorizou ter em sua
equipe profissionais especialistas e em constante atualização de conhecimentos.

Disponibilizamos não apenas produtos de excelente qualidade, mas também um serviço completo em todos os sentidos para os clientes.

Ilustração de relógio
Receba nossas novidades
OK - Email cadastrado!
Oops! Algo está errado.