Sistema de Controle de Ponto e reclamatórias trabalhistas

Martelo de juiz cercado por ícones de justiça
2/2/23

Muitos ainda veem o controle de ponto apenas como uma obrigação para empresas com mais de 20 funcionários, desta forma, o realizam sem preocupação com a real importância desse processo. Mas você sabia que a forma com que o controle de ponto é realizado pode evitar processos trabalhistas ou até ajudar a empresa na busca de provas?

Nesse artigo vamos falar sobre a relação entre o controle de ponto e os processos trabalhistas e ajudar você a garantir maior segurança jurídica na sua empresa com passos simples.

Segundo relatório de movimentações processuais nos TRTs, em 2022 teve um aumento de mais de 20% em novos casos. Já o site do TST informa que horas extras, intrajornada e os adicionais relacionados a essas questões estão entre os assuntos mais citados nos novos processos de 2022.

Todos esses assuntos se relacionam com o controle de ponto.

Como evitar processos trabalhistas com o ponto eletrônico?

O controle de ponto pode ajudar a evitar os processos trabalhistas realizando o cálculo das horas de forma efetiva. Quando as anotações de entrada e saída dos funcionários são coletadas da forma correta e calculadas considerando todas as regras de horas extras, banco de horas e questões que estão nos acordos e convenções.

Considerando isso, para evitar processos trabalhistas é necessário disponibilizar formas de registro de ponto assertivas e de acordo com a legislação, alguns exemplos são:

  • Aplicativos para registro de ponto instalados em smartphones individuais dos colaboradores e que estão em conformidade com o REP-P;
  • Tablets para o registro de ponto de diversos colaboradores, mediante QR Code ou Identificação Facial, em conformidade com o REP-P;
  • Relógios de ponto tradicionais para equipes presenciais.

Após coletar as marcações é necessário efetuar o correto tratamento, que deve ser feito considerando todas as regras da CLT e individualidades dos acordos e convenções. Desta forma, é essencial ter flexibilidade no sistema de ponto eletrônico.

Essas duas ações permitem o cálculo exato das horas trabalhadas e do que deve ser pago ao funcionário. Entretanto, não basta apenas isso, é importante que o funcionário tenha acesso facilitado à essas informações, o que também pode ser feito por meio de aplicativos.

O sistema de controle de ponto pode fornecer provas para processos trabalhistas?

Sim! Isso é de extrema importância, pois em processo do tipo toda a responsabilidade de fornecer as evidências é da empresa, além disso, provas digitais já são amplamente aceitas na justiça do trabalho.

Desta forma, além dos arquivos fiscais obrigatórios para todo tipo de sistema de controle de ponto, é importante fornecer controles extras, como geolocalização das marcações, ferramentas antifraude, controle de acessos dos usuários ao sistema com níveis de permissão, etc

A emissão de relatórios personalizados de acordo com as necessidades do caso também é primordial.

 

Sistema de Ponto Eletrônico ideal para segurança jurídica

Agora que já sabemos como um sistema de controle de ponto pode ajudar para evitar ou se proteger de reclamatórias trabalhistas, temos uma dica de sistema para isso!

O Ponto Soft é uma solução com diversas ferramentas que podem ajudar sua empresa a manter a segurança jurídica e evitar reclamatórias.

Entre no nosso site, faça o teste grátis e conheça melhor a solução!

Confira outros artigos

Ponto eletrônico para pequenas empresas

Ponto eletrônico para pequenas empresas: qual escolher?

Continuar Lendo
Desafios ponto facial

Desafios e soluções do ponto eletrônico com reconhecimento facial

Continuar Lendo
Tolerância de atraso

Tolerância de atraso: como fica o registro de ponto?

Continuar Lendo
A Insoft4

A Insoft4 está há mais de 20 anos desenvolvendo soluções completas para controle de ponto eletrônico e acesso para empresas de todos os portes e segmentos do mercado.

Conheça o blog da Insoft4

Sejam indústrias, hospitais, universidades, redes de varejo e muito mais, a Insoft4 tem o produto ideal para facilitar as tarefas de RH e garantir mais segurança e simplicidade para as rotinas de acesso de cada negócio.

Movida pelos objetivos de inovar e crescer, a empresa sempre priorizou ter em sua
equipe profissionais especialistas e em constante atualização de conhecimentos.

Disponibilizamos não apenas produtos de excelente qualidade, mas também um serviço completo em todos os sentidos para os clientes.

Ilustração de relógio
Receba nossas novidades
OK - Email cadastrado!
Oops! Algo está errado.