O que é, como funciona e quem pode usar o ponto mobile?

Aplicativos de ponto eletrônico
9/5/23

A tecnologia aplicada ao RH avança cada vez mais, os aplicativos de ponto eletrônico são exemplos disso. Esse tipo de sistema pode facilitar o dia a dia de quem trabalha com recursos humanos, garantindo maior precisão das marcações, conformidade da gestão do ponto e descentralização do trabalho.

Sabendo de todas as vantagens dos aplicativos de ponto eletrônico, esse artigo vai explicar o que eles são, suas funcionalidades e quem pode utilizar. Confira!

Como funciona os aplicativos de controle de ponto?

Os aplicativos de controle de ponto funcionam de forma simples, mas podem possuir funcionalidades extras. A principal função é o registro de ponto do colaborador, que pode ser feito mediante login e ao acionar um botão na tela.

Na marcação de ponto é possível manter funcionalidades de segurança, como:

Geolocalização:

A geolocalização no controle de ponto permite determinar o exato lugar em que ocorreu a marcação do funcionário, o que possibilita evitar as marcações fora do local do serviço. Só é importante ressaltar que essa informação não pode ser utilizada para bloquear o ponto, isso é proibido por lei.

Por que utilizar geolocalização no ponto eletrônico?

Emissão de comprovante:

O comprovante de registro de ponto é um documento legal que atesta a marcação, dependendo do tipo de sistema é obrigatório por lei. Esse documento, além de uma obrigação legal, o comprovante dá mais segurança para a empresa e funcionário.

Mas além da marcação é possível utilizar funcionalidades extras, tais como:

Consulta de espelho de ponto:

Todo colaborador deve ter acesso ao espelho de ponto no final do período, entretanto, no aplicativo é possível liberar o acesso em tempo real. Desta forma o funcionário pode acompanhar suas horas trabalhadas, dias faltantes, atrasos, etc.

Consulta do saldo de horas:

Uma vantagem dos aplicativos de ponto é permitir que o funcionário consulte seu saldo de horas, principalmente para empresas que utilizam banco de horas ou outro modo de compensações. Desta forma, o próprio funcionário pode acompanhar esse dado tão relevante, o que evita as solicitações para o rh.

Inclusão de justificativas:

Também para facilitar o trabalho do RH, a inclusão de justificativas pelo colaborador permite que questões como inclusão do ponto por esquecimento sejam resolvidas de forma rápida. Para a gestão e o RH resta apenas avaliar essa justificativa e seguir com o fechamento de ponto.

Envio de imagens de comprovantes:

Ainda em relação às justificativas, o envio de comprovantes também pode ser feito de forma simples pelo app de ponto. Desta forma, o funcionário pode incluir na justificativas imagens de atestados médicos e outros comprovantes válidos.

Saiba mais: Controle de ponto no celular

Vantagens do registro de ponto no celular

Existe uma série de vantagens em utilizar os aplicativos de ponto eletrônico, tais como:

Precisão dos registros:

O controle de ponto no celular permite o registro de ponto independente do lugar em que o funcionário está, seja presencial, home office, em campo, viagens, etc. Desta forma, o espelho de ponto se mantém com precisão e a empresa consegue acompanhar de forma exata a jornada do funcionário.

Segurança no controle de ponto:

Além de manter a precisão, o registro de ponto por aplicativo permite mais segurança nos registros. Isso porque evita os registros no papel e planilhas, além de manter informações importantes, como a geolocalização.

Agilidade no fechamento de ponto:

Quando o funcionário inclui suas justificativas o RH ganha tempo no fechamento de ponto. Isso pois parte do serviço já foi feito pela descentralização, falta apenas avaliar, confirmar se está tudo correto e seguir com o cálculo.

Confiança na empresa:

A descentralização e o acesso à informação que são possibilitados pelo aplicativo de ponto permitem que o funcionário tenha plena ciência de como estão seus dados de ponto, que vão incidir no pagamento. Desta forma, correções são feitas de forma mais simples e questionamentos são evitados.

Quais empresas podem utilizar o controle de ponto no celular?

Empresas que possuem funcionários em diferentes formas de trabalho (home office, híbrido, campo, viagem, etc) são as mais beneficiadas ao utilizar o ponto mobile. Entretanto, todas as empresas podem utilizar e aproveitar seus benefícios, basta se atentar em algumas regras.

Existem dois meios legais em que o ponto mobile pode ser enquadrado: Forma alternativa de registro de ponto (REP-A) ou coletor por programa (REP-P), são termos mais técnicos, porém é importante que o RH conheça para manter a conformidade legal e fazer a melhor escolha para a empresa.

REP-P: Os aplicativos em conformidade com o REP-P possuem registro no INPI como programa de computador, além de comprovante de registro com assinatura digital padrão ICP-Brasil, qualquer empresa pode utilizar.

REP-A: Os meios alternativos de registro de ponto não possuem as mesmas exigências técnicas, entretanto, seu uso em empresas depende de autorização de acordo ou convenção coletiva.

Tudo isso está previsto na Portaria nº 671/2021 do MTP.

Leia também:

Relógio de Ponto ou Ponto Mobile: Como decidir o que é melhor para sua empresa?

Qual a legislação para o controle de ponto?

Precisa de autorização do sindicato para utilizar aplicativos de controle de ponto?

A autorização do sindicato não é necessária para utilizar aplicativos de controle de ponto, entretanto, só se o mesmo estiver em conformidade com o REP-P.

Segurança do registro de ponto no celular

A principal dúvida das empresas e dos funcionários de RH é em relação a segurança dos aplicativos de registro de ponto, mas atualmente já podemos afirmar que eles são seguros e estão previstos na lei. A Portaria nº 671/2021 do MTP trouxe para a legislação trabalhista essas opções para um controle de ponto mais moderno e seguro.

Entretanto, a empresa deve se atentar aos requisitos da legislação para os aplicativos e suas formas de marcação.

Conheça um aplicativo que está em conformidade com a legislação trabalhista, o Ponto Soft Mobile atua como REP-P ou REP-A e garante diversos benefícios, faça o teste grátis!

Confira outros artigos

REP-P

As Vantagens do REP-P: 6 Razões para Adotar Este Sistema Moderno de Controle de Ponto

Continuar Lendo
Inteligência Artificial no RH

A Revolução da Inteligência Artificial no Setor de Recursos Humanos

Continuar Lendo
Controle de Ponto no Home Office

Controle de Ponto no Home Office: Normas e Funcionamento

Continuar Lendo
A Insoft4

A Insoft4 está há mais de 20 anos desenvolvendo soluções completas para controle de ponto eletrônico e acesso para empresas de todos os portes e segmentos do mercado.

Conheça o blog da Insoft4

Sejam indústrias, hospitais, universidades, redes de varejo e muito mais, a Insoft4 tem o produto ideal para facilitar as tarefas de RH e garantir mais segurança e simplicidade para as rotinas de acesso de cada negócio.

Movida pelos objetivos de inovar e crescer, a empresa sempre priorizou ter em sua
equipe profissionais especialistas e em constante atualização de conhecimentos.

Disponibilizamos não apenas produtos de excelente qualidade, mas também um serviço completo em todos os sentidos para os clientes.

Ilustração de relógio
Receba nossas novidades
OK - Email cadastrado!
Oops! Algo está errado.