Ponto Eletrônico: a evolução desde o relógio mecânico até o reconhecimento facial

Relógio cartográfico na parede
15/9/22

Hoje em dia a utilização de equipamentos e sistemas modernos para controle de ponto nas empresas é algo tão comum no nosso dia a dia que parece que sempre esteve lá, mas você já parou para pensar como isso tudo funcionava antes das tecnologias que temos hoje?

Tudo começou no distante ano de 1888 quando o joalheiro americano Willard Le Grand Bundy criou um equipamento para substituir o profissional "preenchedor de folhas de ponto" (sim, havia uma pessoa nas empresas com essa função, onde somente olhavam o relógio e anotavam no papel o horário que cada pessoa entrava e saía).

Este é o primeiro registro histórico de um equipamento para realizar essa função.

Curiosidade: você sabia que essa invenção do Sr. Willard é que deu origem a IBM? A ideia do equipamento de ponto deu tão certo que ele se juntou ao irmão e criaram uma empresa chamada Bundy Manufacturing Company para fabricar relógios de ponto. Alguns anos depois, com a inclusão de outros equipamentos no rol de produtos fabricados pela empresa ela cresceu e deu origem a IBM.

Também chamados de relógios de ponto mecânicos ou cartográficos, os equipamentos mais utilizados no Brasil e no mundo até o início da década de 90 consistiam em um equipamento onde o funcionário inseria um cartão em um local específico do equipamento e acionava um mecanismo que carimbava no cartão a hora que estava sendo exibida no relógio.

O processo era muito eficiente em termos de marcação, mas ainda demandava muito trabalho manual para o cálculo e fechamento das horas dos funcionários ao final de cada mês, além de ser muito suscetível a falhas, visto que o funcionário poderia esquecer de marcar, ou então marcar indevidamente um cartão que não era seu.

A partir daí esses equipamentos começaram a ser modernizados e foram sendo incluídas novas tecnologias, como o uso de cartões magnéticos e códigos de barras, além da integração desses equipamentos com sistemas de controle de acesso, como catracas por exemplo, para restringir e controlar o acesso nas empresas.

Ainda assim, esse sistema é sujeito a falhas, pois pode haver troca de cartões entre os funcionários, perda dos cartões, etc.

Avançando mais um pouco no tempo surgiram os equipamentos para controle de ponto eletrônico por biometria, com leitura da impressão digital da pessoa. Dessa forma o processo se tornou muito mais seguro e praticamente impossível de fraudar as marcações.

Atualmente os equipamentos mais usados pelas empresas são os com leitura biométrica e os equipamentos com leitores de cartões inteligentes (smartcards) e cartões com RFID (radiofrequência), mas o que existe de mais atual em tecnologia para ponto eletrônico e cuja tendência é começar a substituir os demais sistemas é o reconhecimento facial!

As tecnologias relacionadas aos equipamentos e softwares de reconhecimento facial evoluíram muito nos últimos anos, principalmente em função da pandemia da Covid-19, onde a necessidade de diminuir o contato físico tornou-se algo imprescindível.

Existem diversos equipamentos capazes de ter uma altíssima taxa de acerto no reconhecimento facial, tornando muito útil para a marcação do ponto eletrônico com muito mais segurança e praticidade, tanto para os funcionários quanto para as empresas.

Você sabia que o Ponto Soft é compatível com todas essas tecnologias mais modernas? Nós podemos te ajudar a implantar o ponto eletrônico na sua empresa ou a modernizar o que você já tem, utilizando o que há de mais moderno nesse segmento!

 

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Ilustração de relógio
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